domingo, 9 de outubro de 2011

Ilhas de calor e chuvas ácidas são efeitos do processo de urbanização


Aula mostra consequências da poluição para quem vive em centros urbanos.

Impermeabilização das cidades também é um problema atual.

Esta reportagem foi publicada originalmente no portal pe360graus, em 30 de setembro.


 Nos grandes centros urbanos, quase não há mais espaço para o verde - o cinza do concreto é o que prevalece. Tanta agressão ao meio ambiente deu origem a diversos problemas enfrentados pelas cidades. O Projeto Educação do dia 30 de setembro falou sobre a poluição e as consequências dela para a sociedade.

Um problema comum nas áreas industrializadas é a chuva ácida. “Com o processo de industrialização, há a queima de combustíveis fósseis, que exalam gases extremamente pesados na atmosfera. A própria chuva acaba captando partículas desse material poluente, que torna a chuva com um teor de acidez muito maior”, explica o professor de geografia Vinícius Ribeiro.
Um dos efeitos da precipitação ácida é a corrosão de estruturas como edifícios, monumentos, estátuas. Além disso, a acidez da chuva polui rios, prejudica a saúde humana, a superfície de plantas e pode chegar a matar alguns tipos de insetos, peixes e anfíbios.
Outro resultado do processo de urbanização é a impermeabilização das cidades, ou seja, a sensação de calor nas cidades torna-se maior. “Materiais como asfalto, concreto armado, cimento e o próprio prédio em si dificultam a circulação do ar, o que faz com que a cidade fique mais quente. É o que a gente chama de ilhas de calor”, explica o professor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

RELÓGIO DA TERRA

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...