Cerca de 4 milhões de estudantes fizeram o exame nos dias 22 e 23.
Cadernos de provas do Enem (Foto: G1)
VEJA O GABARITO OFICIAL DAS PROVAS DE SÁBADO (22) DO EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO (ENEM) | |||
---|---|---|---|
1º DIA (Sábado) Gabarito da PROVA AZUL | 1º DIA (Sábado) Gabarito da PROVA AMARELA | 1º DIA (Sábado) Gabarito da PROVA BRANCA | 1º DIA (Sábado) Gabarito da PROVA ROSA |
Veja a prova azul | Veja a prova amarela | Veja a prova branca | Veja a prova rosa |
VEJA O GABARITO OFICIAL DAS PROVAS DE DOMINGO (23) DO EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO (ENEM) | |||
---|---|---|---|
2º DIA (Domingo) Gabarito da PROVA AMARELA | 2º DIA (Domingo) Gabarito da PROVA CINZA | 2º DIA (Domingo) Gabarito da PROVA AZUL | 2º DIA (Domingo) Gabarito da PROVA ROSA |
Veja a prova amarela | Veja a prova cinza | Veja a prova azul | Veja a prova rosa |
Cerca de 4 milhões de pessoas fizeram as provas no sábado (22) e no domingo (23). No total, mais de 5,3 milhões de estudantes se inscreveram no exame, mas a abstenção média, segundo o MEC, foi de 26,4%, o que representa mais de 1,4 milhão de candidatos. O número bateu recordes neste ano.
Segundo o edital do Enem, o resultado individual das provas, que inclui a correção e nota da redação, será divulgado em 4 de janeiro de 2012.
Entenda o sistema de pontuação do Enem
O Enem usa um sistema de pontuação diferente dos vestibulares. A correção é feita com base na Teoria da Resposta ao Item (TRI), na qual cada questão tem um valor específico de acordo com seu grau de dificuldade. Isto significa que dois candidatos que tenham acertado o mesmo número de questões do Enem não terão necessariamente a mesma pontuação.
O Enem usa um sistema de pontuação diferente dos vestibulares. A correção é feita com base na Teoria da Resposta ao Item (TRI), na qual cada questão tem um valor específico de acordo com seu grau de dificuldade. Isto significa que dois candidatos que tenham acertado o mesmo número de questões do Enem não terão necessariamente a mesma pontuação.
O Enem é composto por quatro provas objetivas (ciências humanas, ciências da natureza, matemática e linguagens), cada uma com 45 questões cada, e mais uma redação.
Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), que organiza o Enem, a TRI reduz as chances de acerto por "chute" das respostas do Enem. Na TRI, o foco é no item, como é chamada cada questão, e não no total de acertos. Aluno que mostra padrão de resposta médio ao longo da prova, se acerta uma questão de padrão mais difícil pode aparecer uma resposta aleatória.
A TRI é o conjunto de modelos que relacionam uma ou mais habilidades com a probabilidade de a pessoa acertar a resposta. Cada item/questão é construído um modelo representado por três parâmetros: a discriminação (que ajuda a diferenciar a habilidade dos alunos), o grau de dificuldade e o acerto casual. Já o vestibular, como da Fuvest, por exemplo, utiliza a Teoria Clássica dos Testes (TCT). Quem acertar mais perguntas, soma mais pontos.
De acordo o sistema usado pelo Inep para cada item/questão é construído um modelo representado por três parâmetros: a discriminação (que ajuda a diferenciar a habilidade dos alunos), o grau de dificuldade e o acerto casual.
A TRI é usada desde 1995 nas provas do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb), que mede o desempenho de estudantes do ensino fundamental e médio. A teoria começou a ser aplicada no Enem em 2009, para garantir a possibilidade de comparação das notas de diversos anos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário