sábado, 12 de março de 2011

TERREMOTO NO JAPÃO

Locais mais atingidos

Às 14h46 locais (2h46 em Brasília) do dia 11 de março, o Japão foi atingido por um devastador terremoto de magnitude 8,9. O tremor provocou um tsunami que arrasou a costa nordeste do país, causando inundações, incêndios e destruições em diversas cidades, incluindo a capital Tóquio. Há centenas de mortos e desaparecidos.


Epicentro

Foto: Reuters

Foto: Reuters

O terremoto teve epicentro no Oceano Pacífico, a 130 km da península de Ojika, e a uma profundidade de 10 km. O sismo ocorreu às 14h46 da hora local (2h46 de Brasília) e alcançou 7 graus na escala japonesa - o nível máximo.

A força do tremor pode ter deslocado em até 10 cm o eixo de rotação. As medições feitas colocam este terremoto como pelo menos o sétimo maior já registrado. Ele já é o terremoto mais intenso ocorrido no Japão, desde que começaram os registros, há 140 anos.

Links relacionados

Terremoto do Japão pode ter deslocado eixo da Terra
Terremoto de 8,9 no Japão foi o mais intenso em 140 anos


Tsunami arrasa costa nordeste do Japão

Na sexta-feira, 11 de março, o Japão foi devastado por um terremoto que, segundo o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS), atingiu os 8,9 graus da escala Richter (as autoridades japonesas revisaram a intensidade para 9), gerando um tsunami que arrasou a costa nordeste nipônica. Veja, a partir de fotos de satálite, o antes e depois de algumas áreas afetadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

RELÓGIO DA TERRA

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...