quarta-feira, 14 de outubro de 2009

AULAS DA SEMANA

Vestibular: relembre as aulas e dicas da semana

Professor ensina como usar corretamente pronomes átonos e tônicos.
Em aula em vídeo, entenda a política de transporte rodoviário no Brasil.

Do G1, em São Paulo

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O G1 relembra neste domingo (11) os vídeos com aulas e dicas publicados ao longo da semana passada.

Segunda-feira (5/10)

A estrutura de voz passiva é utilizada na frase para enfatizar a ação e não quem cometeu (o sujeito). Ao passar a voz ativa para a voz passiva, o objeto torna-se sujeito.

Para passar uma oração para a voz passiva, coloca-se o verbo to be no mesmo tempo verbal do verbo principal da oração na ativa, que é passado para o particípio.

O professor de inglês Sérgio Klass, do CPV Vestibulares, alerta sobre o uso de preposições na voz passiva em inglês, que difere do formato da língua portuguesa.

“Em português, o objeto indireto é necessariamente preposicionado. Por isso, em português, não fazemos a voz passiva indireta porque estaríamos iniciando a oração com uma preposição, o que não cabe à língua portuguesa. Mas, em inglês, o objeto indireto não é preposicionado, tornando-se possível o uso da passiva indireta. Se o verbo admite objeto direto e indireto e são os objetos que se transformam em objeto, temos duas formas de fazer a voz passiva”, explica o professor.


Terça-feira (6/10)

A queda livre é um assunto recorrente nas provas de vestibulares. Para explicar como fazer o cáculo da velocidade de um corpo, o professor de física do curso e colégio Poliedro, em São Paulo, Alex Sander Barros usa a equação de Torricelli

"Uso como exemplo uma gota de chuva, que cai de uma altura de 2.000 metros até atingir o solo, mais ou menos na altura de uma nuvem. Neste exercício, não é considerada a resistência do ar", afirma (confira o vídeo).

Para descobrir a velocidade final dessa gota ao chegar no solo, ele usa a equação de Torricelli. Após aplicar a fórmula, chega-se a uma velocidade de 200 metros por segundo, que equivalem a 720 km/h.

"Se a resistência do ar for considerada, o valor da velocidade é bem diferente, de 27 km/h", explica.


Quarta-feira (7/10)

Saber usar corretamente os pronomes átonos e tônicos pode garantir uma boa nota na redação dos vestibulares, que exigem a utilização da norma culta da língua portuguesa. O professor de gramática Ivan Aranha, do CPV Vestibulares, em São Paulo, explica que os pronomes de terceira pessoa “o”, “a”, “os” e “as” devem substituir apenas os objetos diretos, enquanto o pronome oblíquo “lhe”, ou o plural “lhes”, deve somente representar objetos indiretos.

No exemplo “Dedicou o soneto à amada”, ele explica que o verbo dedicar é transitivo direto e indireto e a regência é a, que pode ser identificada na crase.
“Outra opção é escrever esse objeto indireto com o uso de pronomes. Assim, posso obter a forma ‘Dedicou-lhe o soneto’, em que o ‘lhe’, pronome oblíquo tônico, faz as vezes de objeto indireto”, afirma.

No exemplo “Escreveu um soneto e dedicou-o à amada”, o professor substituiu o objeto direto por um pronome oblíquo, nesse caso, átono.


Quinta-feira (8/10)

A política de transporte rodoviário, que predomina no Brasil, traz uma série de consequências para a economia do país e pode aparecer em questões de vestibular.

“O Brasil, que fez uma opção de transporte rodoviário há mais de 50 anos, que vem onerando todo o transporte brasileiro e a economia como um todo, o que acarreta problema de logística e também de competitividade internacional”, afirma a professora de geografia do Curso e Colégio Poliedro, em São Paulo, Cristina Luciana do Carmo.

Ela explica que o governo atual faz uma tentativa de modernizar o sistema de transportes com o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). “Existe um grande plano de infraestrutura, chamado PAC, que prevê investimentos em energia e, sobretudo, na política de transporte. Hoje, a idéia é modernizar os portos, criar hidrovia e investir em ferrovias. O Brasil, que é um país que chegou a arrancar os seus trilhos nos últimos 30 anos, volta para os eixos, pensando em aumentar o seu sistema ferroviário.”

Segundo ela, o PAC pretende também fazer a modernização das rodovias brasileiras, criando um sistema chamado de intermodal. “Isso significa que vários modos devem ser interligados, ou seja, a rodovia com a hidrovia, a ferrovia e a portos secos no interior do país e a grandes portos.”

Segundo a professora, outro meio de transporte no qual o Brasil tem interesse é o trem bala. “No entanto, teremos que enfrentar vários desafios, entre eles o ambiental e o econômico, para conseguir colocar o trem bala em prática.”



Sexta-feira (9/10)

Questões com conteúdo de geometria costumam ser frequentes nos principais vestibulares do país.

O professor de matemática Nélio Toshio Kikuchi, do CPV Vestibulares, em São Paulo, explica como calcular a área de um triângulo quando são conhecidos dois lados e o ângulo entre eles.


Sábado (10/10)

Tema que costuma cair em todos os vestibulares, a Revolução Francesa tem essa importância porque, junto com ela e com os processos de mudança que trouxe, surge um novo conjunto de idéias, o liberalismo, dividido em liberalismo jurídico, político e econômico.

O liberalismo jurídico afirma que todos os homens nascem iguais, independente de origem, cor, classe e credo, conceito que rompe com a ordem social do absolutismo. O liberalismo político rompe com o modelo absolutista, no qual os três poderes - executivo, legislativo e judiciário - se concentram na mão do rei. Já o liberalismo econômico é aquele que rompe com o mercantilismo.

Em uma aula em vídeo, o professor de história do curso e colégio Poliedro, em São Paulo, Rodolfo de Santis Neves, explica que o modelo da Revolução Francesa é adotado por todas as outras revoluções que a sucedem, que vão colocar em prática o liberalismo.

O primeiro documento da Revolução Francesa é a Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão, que hoje serve como base para, por exemplo, a Declaração dos Direitos Universais do Homem e do Cidadão.

RETIRADO DA GLOBO.COM

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