Faculdades paulistas como USP, Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), as Pontifícias Universidades Católicas de São Paulo e de Campinas, o Centro Universitário Senac e o Mackenzie decidiram descartar o uso da nota do Enem. Antes, ela valia pontos no resultado final dos candidatos aos vestibulares.
Mackenzie
A Universidade Mackenzie anunciou na quinta-feira (8) que também deixará de usar a nota do Enem no seu vestibular 2010. De acordo com a instituição, o adiamento do exame impossibilitou o aproveitamento de seu resultado.
Até então, os candidatos poderiam aproveitar até aproximadamente 30% da nota do Enem no processo seletivo da universidade. O vestibular do Mackenzie está marcado para os dias 10 e 12 de dezembro e os interessados em participar têm até o dia 17 de novembro para se inscrever no
site da instituição.
Senac
Por conta da nova data do Enem, o Centro Universitário Senac alterou a data da prova do seu vestibular 2010. O exame, que aconteceria em 6 de dezembro, foi remarcado para o dia 12 do mesmo mês.
A nota do Enem, que antes seria usada para compor o resultado do vestibular, não será aproveitada este ano.
PUC
A PUC-SP e a PUC-Campinas (Pontifícia Universidade Católica) também decidiram não contar com a nota do Enem no vestibular 2010.
O vestibular da PUC-SP acontecerá no dia 29 de novembro. O prazo de inscrição para o processo seletivo vai do dia 19 de outubro a 24 de novembro. A divulgação da primeira chamada está marcada para o dia 22 de dezembro.
USP
Pela primeira vez desde 1998, a USP não vai usar o Enem para compor a nota do seu vestibular. Os candidatos teriam 20% de bônus para acrescentar à nota da primeira fase. Além disso, para alunos de escolas públicas que participam do Inclusp - programa de iclusão social da universidade - o bônus de 6% será baseado apenas no desempenho do candidato no processo seletivo.
Já as datas da Fuvest permanecem as mesmas. A primeira fase está marcada para o dia 22 de novembro e a segunda para os dias 3, 4 e 5 de janeiro de 2010.
Unicamp
A Comvest (Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp) optou por não utilizar a nota do Enem - que ajudaria com 20% da nota - na primeira fase do processo seletivo.
A decisão está de acordo com o artigo. 11, parágrafo 2º do edital do vestibular 2010, que diz que se as notas do Enem não estiverem disponíveis até o dia 30 de novembro, elas não serão usadas por falta de tempo hábil.
A primeira fase da Unicamp está marcada para o dia 15 de novembro. A segunda fase será entre 10 e 13 de janeiro de 2010. Os candidatos tem
até hoje para pagar a taxa de inscrição no valor de R$ 115.
---------------------------------
UFG:
A UFG (Universidade Federal de Goiás) poderá deixar de usar a nota do Enem como parte do processo seletivo. De acordo com a pró-reitora de Graduação da UFG, Sandramara Matias Chaves, essa proposta será levada ao conselho da universidade que deverá se reunir na próxima semana para decidir se vai manter a nota do Enem como parte da seleção deste ano ou se só vai adotar o exame a partir de 2010.
- O indicativo é de que a gente mantenha as datas do nosso vestibular considerando que um adiamento do vestibular causaria um efeito cascata no calendário acadêmico de 2010. Como o processo não foi realizado, consideramos que isso não vai trazer prejuízo ao candidato porque o vestibular será realizado normalmente.
Sandramara disse ainda que o Enem teria um peso de 40% na nota da primeira fase do vestibular. O processo seletivo da instituição está marcado para 29 de novembro. A pró-reitora afirmou que o furto da prova provoca um pouco de receio em relação à segurança do processo.
- É claro que um exame como o Enem, que envolve mais de 1.800 municípios, é um processo grande e requer cuidados redobrados porque essas provas vão para todo o país e a questão da segurança é muito delicada num processo em que estão em jogo vagas para universidades federais de todo o Brasil.
Nenhum comentário:
Postar um comentário