quinta-feira, 9 de junho de 2011

OS MAPAS MENTAIS E O USO NA GEOGRAFIA

Um recurso pode ser bonito, elegante e bem estruturado, mas se não tivermos o que fazer com ele, certamente não vamos nos interessar. Entre outras coisas eles servem para dispor de um resumo estruturado dos tópicos relevantes de um assunto ou artigo, para consulta e reativação rápidas
Por vezes você consegue se lembrar de algo se tiver um pista para o algo, como no caso de lembrar de uma música que não quer vir: ao se lembrar do começo ou de um trecho, toda a música (ou pelo menos tudo que você sabe dela) é lembrado.
Um mapa mental pode servir como um sumário organizado de um conteúdo. Muitas vezes o conteúdo nos chega em formato discursivo, cheio de material sintático e portanto não significativo para uso daquele conteúdo, e possivelmente desorganizado, isto é, idéias relacionadas estão dispersas, distantes umas das outras. Um bom mapa mental de um assunto permite organizar o conteúdo e registrar palavras-chave que nos permitem recuperar o que sabemos em um formato melhor e mais apropriado para uso. Como exemplo, veja o mapa mental do IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) clicando na figura abaixo..

OUTROS EXEMPLOS DE MAPAS MENTAIS DE GEOGRAFIA

1438353287_18408b4e3d1.jpg


Nenhum comentário:

Postar um comentário

RELÓGIO DA TERRA

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...