GEOGRAFIA
▬▬▬ QUESTÃO 1 ▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬
Leia o fragmento apresentado a seguir.
Os traços em relevo da mãe Terra são feitos por muitos escultores ao mesmo tempo. Há alguns escondidos debaixo da crosta terrestre, são justamente esses que nunca aparecem que constroem as grandes montanhas e também as maiores depressões: as vezes cospem fogo como vulcões, ou dançam como no baile das placas tectônicas. Há outros que são mais superficiais como o vento, o mar, os rios, todos fazendo parte do mesmo movimento: traz, leva, deposita, torna a retirar, mexe pra cá e depois pra lá, e assim vão pintando o sete nas telas da natureza. […] A natureza […] constrói coisas assim como as chapadas, os pães de açúcar, baías [...] e vez por outra dá na cabeça de fazer arranha-céus, tais como, as cadeias montanhosas.
FERNANDES, Manoel. Aula de geografia e algumas crônicas. Campina Grande: Bagagem, 2003. p. 52. [Adaptado].
O fragmento faz referência às formas e processos de formação do relevo. Com base em sua leitura e nos seus conhecimentos sobre o relevo,
a) identifique duas das formas de relevo mencionadas no texto e dê exemplos dos nomes das feições encontradas no território nacional ou internacional e os locais onde elas ocorrem. (2,0 pontos)
b) identifique e explique os dois conjuntos de processos de formação do relevo, mencionados no texto, considerando a origem dos processos. (3,0 pontos)
▬▬▬ QUESTÃO 2 ▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬
Leia o fragmento apresentado a seguir.
Com a produção do meio técnico-científico-informacional, os círculos de cooperação instalaram-se em um nível superior de complexidade e numa escala geográfica de ação bem mais ampla. Hoje não basta produzir. É indispensável pôr a produção em movimento, pois agora é a circulação que preside à produção em movimento […] os fluxos daí decorrentes são mais extensos e mais seletivos.
SANTOS, Milton. O Brasil: território e sociedade no início do século XXI. 4. ed. Rio de Janeiro: Record, 2002. p.167.
O fragmento enfatiza a importância da circulação do que é produzido para a economia contemporânea. Para que ocorra uma movimentação eficiente da produção é fundamental que os territórios estejam dotados de uma infraestrutura de transporte adequada para atender à demanda de fluxos dos atores econômicos. Considerando o exposto e os conhecimentos sobre infraestrutura e meios de transporte,
a) apresente quatro meios de transporte utilizados para a circulação de pessoas e mercadorias. (2,0 pontos)
b) caracterize o sistema intermodal, indicando uma vantagem e uma desvantagem de seu uso.
(3,0 pontos)
▬▬▬ QUESTÃO 3 ▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬
Observe o mapa e leia o fragmento apresentados a seguir.
FAUSTO, Boris. História do Brasil. 2. ed. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo/Fundação do Desenvolvimento da Educação, 1995. p. 139. [Adaptado].
Esquecemos da importância da vida urbana colonial. A história do Brasil tem sido contada como a de um país rural: plantadores de cana, criadores de gado e plantadores de café. Mas houve outra história, que permaneceu em grande parte esquecida: a história do Brasil urbano colonial. […]. Esquecemos que, nas várias regiões das minas, a população era predominantemente urbana, o que só voltaria a acontecer na segunda metade do século XX.
REIS FILHO, Nestor G. Imagens de vilas e cidades no Brasil colonial: memória da vida urbana no Brasil colonial. In: MARQUES, Luiz. (Org.). Descobrimento e colonização – Brasil 500 anos. São Paulo: MASP, [s.d.]. p. 121.
Com base na leitura do mapa e do fragmento,
a) apresente e explique um fator econômico-social que influenciou, no século XVIII, a expansão da marcha de povoamento nas áreas que, atualmente, correspondem à região Norte. (2,0 pontos)
b) apresente e explique uma característica que diferencie o papel das vilas e cidades nas áreas de mineração em relação às áreas de plantation, na vida urbana no século XVIII. (3,0 pontos)
▬▬▬ QUESTÃO 4 ▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬
A segregação socioespacial na África do Sul, decorrente da colonização europeia, existe desde o século XVII, quando a região foi ocupada por ingleses e holandeses. No entanto, o regime do apartheid data de 1948, quando se intensificaram a institucionalização e o processo de formação de territorialidades da população negra segregada no território nacional e nos espaços urbanos de uma mesma cidade.
Considerando o exposto,
a) caracterize o regime do apartheid. (2,0 pontos)
b) explique a relação entre a Lei de Criação dos Bantustões, de 1951, e a Lei de Reserva de Amenidades Separadas, de 1953, quanto à institucionalização das territorialidades da população negra segregada. (3,0 pontos)
▬▬▬ QUESTÃO 5 ▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬
Envelhecer é um processo natural que caracteriza uma etapa da existência humana, possibilitando mudanças físicas, psicológicas e sociais na vida dos indivíduos. Apesar do envelhecimento da população atingir todas as regiões do mundo, há diferenças substanciais entre os países subdesenvolvidos e desenvolvidos. Segundo estudo realizado por Camarano (2002), pesquisadora do Ipea, 7,4% das pessoas estavam, na Inglaterra, com mais de 60 anos em 1870, enquanto, no Brasil, 5,1% estavam na mesma condição em 1970. Já a fecundidade inglesa caiu 58%, no período de 1870 a 1970, enquanto a brasileira caiu 60%, de 1970 a 2000.
Considerando a mudança do padrão demográfico da população brasileira ao longo dos anos e as diferenças entre o Brasil e os países desenvolvidos, nos quais ocorreu o declínio lento da fecundidade e o envelhecimento da população,
a) apresente duas causas do envelhecimento da população nos países desenvolvidos. (2,0 pontos)
b) apresente e explique um impacto socioeconômico do rápido envelhecimento da população na sociedade brasileira. (3,0 pontos)
▬▬▬ QUESTÃO 6 ▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬
Leia o texto a seguir.
A Petrobras confirmou ontem a existência de uma grande jazida de petróleo leve e gás […]. A descoberta havia sido informada em janeiro, mas só agora foi concluída a perfuração do poço de Júpiter, interrompida para a manutenção da sonda que operava no local por exigência de seguradoras internacionais. O anúncio foi feito perto das 18 h, mas a movimentação com opções de ações da empresa foi intensa nos últimos dias. Ontem, os papéis preferenciais subiram 3,72%, para R$ 34,49 na Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa), que fechou às 17 h, em alta de 0,5%. As ações ordinárias ganharam 2,75%, para R$ 42,12, apesar do recuo dos preços do petróleo no exterior.
Disponível em: . Acesso em: 26 mai. 2011. [Adaptado].
Várias mudanças ocasionadas pela dinâmica da sociedade e suas formas de poder possuem implicações diretas nas ações desenvolvidas pelos estados nacionais. Apesar de muitos estados terem autonomia, na prática, os mercados influentes economicamente exercem poder supraestatal, podendo, inclusive, solapar decisões favorecendo os chamados mercados supranacionais. Considerando a importância dos recursos naturais na geopolítica contemporânea, a soberania nacional e a reserva de petróleo na camada de pré-sal no Brasil,
a) explique a importância geopolítica da exploração de petróleo na camada de pré-sal para o Brasil. (3,0 pontos)
b) indique uma das bacias petrolíferas onde, recentemente, foram descobertas reservas de petróleo na camada de pré-sal no território brasileiro. (2,0 pontos)
------------------- RESPOSTAS ESPERADAS PELA UFG -------------------
▬▬▬ QUESTÃO 1 ▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬
a) O candidato deverá identificar e apresentar a localização de uma das quatro formas do relevo terres tre (chapadas, baías, pães de açúcar, cadeias montanhosas):
– Exemplos:
• Chapada dos Veadeiros: localizada na porção norte do estado de Goiás;
• Chapada Diamantina: localizada na porção central do estado da Bahia;
• Chapada dos Guimarães: localizada na porção central dos estados do Mato Grosso do Sul e do Mato Grosso;
• Baía de Guanabara: localizada na cidade e estado do Rio de Janeiro; Baía de Todos os Santos: localizada na cidade de Salvador e no estado da Bahia;
• Baía de Paranaguá: localizada na cidade de Paranaguá e no estado do Paraná;
• Complexo Pão de Açúcar: composto por morro da Babilônia, morro da Urca e morro do Pão de Açúcar, localizado na cidade e no estado do Rio de Janeiro.
• Corcovado, localizado na cidade e no estado do Rio de Janeiro;
• Pedra Branca: localizada no córrego do Pão de Açúcar, em Abre Campo, no estado de Minas Gerais;
• Morro do Cavalete: localizada na cidade de Pão de Açúcar, no estado de Alagoas;
• Montanhas Rochosas: ao longo da costa ocidental da América do Norte, abrangendo os países do Canadá e dos Estados Unidos, até a fronteira do México;
• Cordilheira dos Andes: ao longo da costa ocidental da América do Sul, abrangendo desde a Venezuela até a Patagônia e os países andinos (Chile, Argentina, Peru, Bolívia, Equador e Colômbia), porção litorânea do Oceano Pacífico a oeste, entre os países do Chile e da Colômbia, na América do Sul;
• Cordilheira do Himalaia: planície indo-gangético, ao sul e no planalto tibetano, ao norte. Abrange cinco países: Índia, China, Butão, Nepal e Paquistão, no continente asiático. (2,0 pontos)
b) O candidato deverá identificar e explicar dois processos, segundo a origem, de formação do relevo:
– Processos endógenos: comanda a formação das feições do relevo por meio do condicionamento estrututural; ocorrem por meio da energia do interior da litosfera, com os movimentos das correntes de convecção e placas tectônicas e devido ao desgaste erosivo que é representado pelos diferentes tipos de rochas e arranjos estruturais na superfície terrestre.
– Processos exógenos: comanda a formação das feições do relevo por meio do condicionamento escultural; ocorrem por meio da energia do calor solar, que atua por meio dos agentes atmosféricos, como a ação físico e química na rocha, a erosão, o transporte e a deposição de sedimentos.(3,0 pontos)
Outras respostas serão consideradas, desde que pertinentes.
▬▬▬ QUESTÃO 2 ▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬
a) O candidato deve apontar quatro dos meios de transporte a seguir:
rodoviário, ferroviário, metroviário, tração animal, dutoviário, fluvial, marítimo, de cabotagem e aéreo.(2,0 pontos)
b) O sistema intermodal é caracterizado pelo uso de dois ou de mais meios de transporte para a movimentação de mercadorias. O uso desse sistema é vantajoso, pois:
– reduz custos de transportes;
– diminui perda de mercadorias transportadas, a exemplo de grãos;
– utiliza infraestruturas de transporte preexistentes;
– elimina custos de instalação de nova estrutura de transporte;
– adapta a movimentação de cargas às realidades regionais de transporte.
Apresenta desvantagens, como as seguintes:
– uso de equipamentos específicos que permitam o transbordo das cargas de um meio de transporte para outro, como o uso de contêineres;
– aumento do tempo de movimentação em função do transbordo de carga;
– é inadequado para cargas perecíveis ou de valores. (3,0 pontos)
Outras respostas serão consideradas desde que pertinentes.
▬▬▬ QUESTÃO 3 ▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬
a) O fator econômico-social responsável pela expansão, ocupação e fixação do povo nas áreas que, atualmente, constituem a região Norte, foi a exploração da borracha.
Tal povoamento se deu de forma irregular conforme a ocorrência das seringueiras, mas também de acordo com a valorização da borracha no mercado internacional que funcionava como atrativo para os grandes contingentes de trabalhadores, como também fator de rarefação da população que acompanhava tal atividade. (2,0 pontos)
b) As cidades portuárias não desapareceram no período do apogeu da mineração, mas houve criação e expansão da influência de cidades e vilas. Houve também transformações na dinâmica da população e na ocupação do território. A vida urbana era marcada pela intensa mobilidade horizontal (deslocamentos contínuos no espaço) da população na Colônia, por causa da extração do ouro. Nas áreas de mineração, onde as cidades e vilas tinham o papel de fiscalizar e controlar essa atividade, as esferas pública e privada da existência estavam muito imbricadas. Nas áreas de plantation, as cidades portuárias e as vilas funcionavam como escoadoras da produção agrícola, mas as unidades produtoras mantinham-se em relativo isolamento se comparadas às áreas mineradoras, mantendo-se uma incipiente vida urbana de acentuado caráter privado. (3,0 pontos)
Outras respostas serão aceitas, desde que pertinentes.
▬▬▬ QUESTÃO 4 ▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬
a) O regime do apartheid caracteriza-se pelo controle político de um governo de minoria branca, de origem europeia, sobre a maioria da população negra africana, impondo-lhe leis, regras e sistemas de controle social. Esse regime definiu o que era permitido à população negra quanto à mobilidade, ao uso de bens, aos serviços e equipamentos públicos e à ocupação de determinadas áreas no espaço urbano. (2,0 pontos)
b) A Lei de 1951, que determinou a criação dos Bantustões, bairros só para negros, instituiu a segregação socioespacial ao definir as áreas nas cidades destinadas às territorialidades da população negra segregada.
– A Lei de 1953, de Reserva de Amenidades Separadas, codificou o apartheid nas estações de embarque e desembarque, cinemas, hotéis, praças, parques, praias, piscinas e outros locais de lazer. O ensino também passou a ser separado para as diferentes origens étnicas, assim como qualquer competição interracial foi proibida em todo o território nacional. (3,0 pontos)
▬▬▬ QUESTÃO 5 ▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬
a) Duas causas do envelhecimento populacional no Primeiro Mundo são, dentre outras:
– aumento da expectativa de vida;
– melhoria nas condições de saúde;
– avanços na área da medicina, os quais prolongam a vida e melhoram a qualidade de vida;
– melhoria no padrão econômico, possibilitando acesso a uma alimentação melhor e a bens de consumo;
– investimentos em saneamento básico, reduzindo mortes por endemias e melhorando as condições de vida;
– redução das mortes por causas não biológicas. (2,0 pontos)
b) Um impacto socioeconômico, dentre outros, do rápido envelhecimento da população brasileira:
– elevação dos investimentos públicos para atender políticas públicas destinadas à terceira idade, sobretudo nos aspectos ligados à qualidade de vida, à segurança alimentar e à proteção e preservação da saúde;
– investimentos na edificação ou adequação de equipamentos, construções e infraestrutura para atender às demandas da população idosa, que têm necessidade de condições diferentes para a sua mobilidade e seu acesso aos espaços, garantindo o seu direito de ir e vir;
– aparecimento de novas oportunidades profissionais e de emprego. Surgem novos profissionais, como o cuidador de idosos. Outros são fortalecidos como os médicos geriatras, especializados no envelhecimento;
– pressão no sistema previdenciário público. O número maior de pessoas chegando à terceira idade, adquirindo direito ao benefício previdenciário eleva os gastos públicos e provoca alterações no sistema; uma dessas é a elevação do tempo mínimo de contribuição para aposentadoria.
– políticas de proteção ao idoso, como o Estatuto do Idoso, que garante vários benefícios e serve de instrumento disciplinador e punitivo para as instituições e empresas que desrespeitarem a lei e, ainda, força a sociedade a aprender a viver e a respeitar a população idosa, possibilitando a emergência de uma cultura de cuidado e proteção aos idosos. (3,0 pontos)
Outras respostas serão consideradas, desde que pertinentes.
▬▬▬ QUESTÃO 6 ▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬
a) O domínio direto ou indireto sobre áreas produtivas de petróleo é um dos principais elementos geopolíticos da contemporaneidade, uma vez que esse é a fonte de energia basal em inúmeras atividades. Portanto, quem possui reservas ou domínio sobre elas fica revestido de um poder em nível mundial. A exploração do petróleo na camada de pré-sal possibilitará ao Brasil superávit na produção de petróleo e dará ao país uma nova função da DIT, alavancando possibilidades da participação brasileira em organizações supranacionais, como a OPEP e o Conselho de Segurança da ONU.
Considerando outro aspecto, o sucesso da exploração de petróleo na camada de pré-sal apontará a estatal brasileira como referência mundial na extração do recurso em grandes profundidades e como empresa sinônimo de alta tecnologia na atividade. (3,0 pontos)
b) O candidato deve citar uma das bacias petrolíferas: Santos, Campos ou Espírito Santo. (2,0 pontos)
Outras respostas serão consideradas, desde que pertinentes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário