domingo, 15 de maio de 2011

PROVA DE GEOGRAFIA DA UFG - 2011/2, 2º SEMESTRE - 15 DE MAIO DE 2011


GEOGRAFIA
▬ QUESTÃO 51 ▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬
Leia o fragmento de texto apresentado a seguir.
LOPES, Reinaldo José. Scientific American Brasil. Ano 3, set. 2004, p.70. [Adaptado].
O problema apresentado no trecho é denominado tecnica­mente de “fragmentação” e ocorre em vários biomas. Uma das soluções, dentre outras, de planejamento utilizadas para diminuir o isolamento de áreas florestais e os efeitos nocivos da expansão das atividades antrópicas sobre es­ses ecossistemas remanescentes é a criação de

(A) áreas de preservação ambiental para proteger espa­ços cobertos por vegetação e preservar os recursos hídricos, a paisagem e a estabilidade geológica.
(B) reserva legal para reabilitar processos biológicos e abrigar a fauna e a flora no interior de propriedades rurais.
(C) corredores ecológicos para conectar áreas de flores­tas, possibilitar e promover o fluxo de gene entre as populações.
(D) parques lineares para proteger os cursos d'água do assoreamento, além de abrigar a fauna e a flora lo­cais.
(E) zona de amortecimento para minimizar os impactos negativos no entorno de uma unidade de conserva­ção e preservar a biodiversidade.

▬ QUESTÃO 52 ▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬
Na atual classificação do relevo brasileiro, elaborada pelo geógrafo Jurandyr Ross (1996), destacam-se três unida­des principais: planalto, planície e depressão. Nessa clas­sificação, utilizou-se como critério a atuação de processos morfogenéticos (associados à ocorrência de bacias sedi­mentares, intrusões e coberturas residuais de plataforma, cinturões orogênicos, núcleos cristalinos, planícies e de­pressões) e processos morfodinâmicos (erosão e sedi­mentação).
Com base nos conhecimentos sobre a classificação de Ju­randyr Ross, a relação entre as unidades de relevo, pro­cessos morfogenéticos e morfodinâmicos pode ser exem­plificada respectivamente por:
▬ QUESTÃO 53 ▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬
Leia as informações apresentadas no quadro a seguir.

Uma estudante de ensino médio realizou um intercâmbio para aprimorar seus conhecimentos de língua estrangeira, no caso, o italiano. Depois de cinco meses na Itália, a mesma estudante retornou ao Brasil em voo que saiu de Roma às 5 horas (hora local) do dia 25 de agosto de 2010. Após 14 horas de voo, o avião aterrizou no aeroporto de Rio Branco-AC, local de residência da estudante. Considerando-se os diferentes fusos horários, o horário (hora local) de chegada da estudante a Rio Branco-AC foi
(A) 11 horas.
(B) 14 horas.
(C) 15 horas.
(D) 17 horas.
(E) 19 horas.

A PEDIDOS, VEJA A RESOLUÇÃO COMENTADA...

O MEU COLEGA JOSEMAR, FERA DE GEOGRAFIA ME ATENTOU AO FATO QUE A ITÁLIA NO DIA 25 DE AGOSTO ESTAVA SOBRE O HORÁRIO DE VERÃO E A SUA HORA LOCAL ESTARIA UMA HORA A MAIS DO QUE O NORMAL. SE DESCONTARMOS ESSA HORA (12 - 1) VHEGAMOS NA RESPOSTA DO GABARITO = 11:00
▬ QUESTÃO 54 ▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬
Nas últimas décadas do século XX, com o advento da glo­balização, alardeava-se o “fim” da História, dos Estados nacionais e do território. No entanto, observou-se uma nova regionalização do mundo contemporâneo marcada por conflitos, entre os quais sobressaem a luta pela busca da independência de povos e pela criação de novos Esta­dos, nações e territórios. Esses conflitos atravessaram o fi­nal do século XX, culminando num dos processos de inde­pendência mais recente, ocorrido na primeira década do século XXI. O processo relatado refere-se à realidade
(A) da Costa Rica, país continental, colonizado pelos Es­tados Unidos, que, por meio de plebiscito, rejeitou sua transformação em mais um dos estados norteamericanos.
(B) do Quebec, província colonizada pela França, que, por meio de vários plebiscitos, oficializou as línguas francesa e inglesa em todo o território nacional.
(C) da Croácia, uma das repúblicas da extinta URSS, que, por meio de plebiscitos, declarou sua indepen­dência.
(D) do Timor Leste, país insular, dominado por Portugal e Indonésia, que, por meio de plebiscitos, conquistou autonomia política.
(E) da Irlanda, país insular, dominado pelos ingleses, cuja população, de maioria católica, reivindicava mais direitos políticos.

▬ QUESTÃO 55 ▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬
Viver nas cidades tornou-se um traço característico das sociedades contemporâneas, onde aparecem extensas “manchas urbanas” que, institucionalizadas, formam as áreas metropolitanas. No processo de metropolização é comum a ocorrência da conurbação que se caracteriza
(A) pelo crescimento vertical das cidades, que aglutina grandes contingentes da população em reduzidos es­paços.
(B) pelo crescimento de uma cidade que polariza as fun­ções econômicas das demais cidades numa mesma região.
(C) pelo adensamento populacional crescente, que força a ampliação das áreas limítrofes entre municípios vi­zinhos.
(D) pela criação de cidades no entorno de um ou mais polos tecnológicos ou de ensino, sem alterar os limi­tes municipais.
(E) pela continuidade espacial das malhas urbanas muni­cipais, que cria uma paisagem com um espaço urba­no contínuo.

▬ QUESTÃO 56 ▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬
Leia os fragmentos de textos apresentados a seguir.
LIMA, A. Correia. Goiânia, a nova capital de Goiaz. Resumo de um estu­do. [s.d.]. p. 91. In: CHAUL, Nasr F. A construção de Goiânia e a transfe­rência da capital. Goiânia: Cegraf, 1988. p. 66.
Relatório de Pedro Ludovico Teixeira (1930-1933) p. 11-22. In: CHAUL, Nasr F. Caminhos de Goiás: da construção da decadência aos limites da modernidade. 2. ed. Goiânia: Editora da UFG, 2001. p. 211.
Considerando-se o contexto e a época, o que esses rela­tórios têm em comum é o fato de visarem
(A) subsidiar políticas de planejamento urbano e regional com o propósito de integrar o estado de Goiás ao ter­ritório nacional.
(B) destacar o isolamento geográfico de modo a sensibili­zar o governo federal a estender a malha viária até o interior do país.
(C) informar sobre a baixa densidade demográfica do es­tado com o objetivo de subsidiar com informações o censo demográfico nacional.
(D) ressaltar a incipiente urbanização de Goiás com o ob­jetivo de justificar a necessidade de industrialização do estado.
(E) enfatizar a situação de decadência com vistas a justi­ficar a necessidade da transferência da capital no es­tado de Goiás.

▬ QUESTÃO 57 ▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬
Leia o quadro apresentado a seguir.

ARBIX, Glauco. Guerra Fiscal, espaço público e indústria automobilística no Brasil. In.: CARDOSO, Adalberto; COVARRUBIAS, Alex (Orgs.). A indústria automo­bilística nas Américas: a reconfiguração estratégica e social dos atores produti­vos. Belo Horizonte: Editora da UFMG, 2006. [Adaptado].

As indústrias automobilísticas ligadas às grandes marcas fa­zem parte do processo de industrialização brasileiro. O quadro apresentado demonstra períodos de implantações de unida­des industriais no território brasileiro. Com base na análise do quadro e nos conhecimentos sobre o processo de industrialização brasileiro, conclui-se que
(A) os anos 1957 e 1959 apresentam instalações em vá­rios territórios, demonstrando os efeitos da política estatal denominada ”plano de metas“.
(B) os anos 1976 e 1979, considerando o número de ins­talações, revelam o auge da transformação do siste­ma fordista e da industrialização brasileira.
(C) a década de 1990 foi marcada pela diversidade de in­dústrias instaladas, pela flexibilidade de localização das grandes empresas e pela guerra fiscal.
(D) os primeiros anos do novo milênio mostram interes­ses por territórios sob a influência do Mercosul e as disputas entre estados por novos investimentos.
(E) o período com maior diversidade de empresas insta­ladas reflete a transnacionalização da economia e o combate e o desenvolvimentismo econômico brasilei­ro.

▬ QUESTÃO 58 ▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬
Leia a figura a seguir, que representa dois tipos de solos com pHs diferentes.
LEPESH, Igo F. Formação e conservação dos solos. 2. ed. São Paulo: Ofici­
na de Textos, 2002. p. 47.
Os solos possuem pHs que podem ser classificados como ácido, neutro e alcalino. O nível do pH do solo é importan­te para definir o seu potencial de uso agrícola e avaliar a necessidade de correção do solo. Com base na figura, nos conhecimentos sobre as reações químicas, pH e uso dos solos para fins agrícolas, concluise que o solo representado pela figura
(A) A apresenta pH neutro e elementos químicos que o tornam potencialmente fértil para cultivos agrícolas.
(B) A apresenta pH ácido com baixa fertilidade natural, necessitando de correção para uso agrícola.
(C) A apresenta pH alcalino com deficiência de fertilida­de, necessitando de calagem para uso agrícola.
(D) B apresenta pH neutro, com obstáculos naturais para uso agrícola, necessitando de correção via calagem.
(E) B apresenta pH ácido, acelerando a decomposição da matéria orgânica, elevando a fertilidade natural.

▬ QUESTÃO 59 ▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬
Leia o mapa a seguir.
SIMIELLI, Maria Helena. Geoatlas. Atica: São Paulo, 1998. [Adaptado].
As civilizações são a expressão de diferentes aspectos do desenvolvimento técnico e sociocultural da sociedade. Elas ul­trapassaram os limites geográficos dos continentes em que surgiram, embora ainda exerçam importantes influências em suas regiões de origem. A área de abrangência destacada no mapa indica a localização da civilização
(A) islâmica, caracterizada pelos avanços no campo da matemática e da astronomia.
(B) africana, caracterizada pelas diferentes formas de organização familiar.
(C) chinesa, caracterizada pelo milenar sistema de irrigação.
(D) ocidental, caracterizada pelos avanços no âmbito da ciência e da filosofia.
(E) indiana, caraterizada pela diversidade religiosa e pelo sistema de castas.

▬ QUESTÃO 60 ▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬
Leia o mapa a seguir.
SIMIELLI, Maria Helena. Geoatlas. Atica: São Paulo, 1998. [Adaptado].
As chuvas ácidas são precipitações de água atmosférica carregada de ácido sulfúrico e ácido nítrico. Ocorrem em áreas de gran­de concentração de dióxidos de enxofre (SO2) e dióxidos de nitrogênio (NO2) na atmosfera, provocadas, sobretudo, pela queima de combustíveis fósseis.
Com base na leitura do mapa e nos conhecimentos sobre a organização espacial, conclui-se que
(A) as áreas com risco potencial estão concentradas nos países desenvolvidos.
(B) as áreas com emissão de SO2 e NO2 estão concentradas no sudoeste do Canadá.
(C) os países asiáticos compõem áreas de emissão de SO2 e NO2 e cidades com alto nível de poluição do ar.
(D) os países localizados no leste europeu são considerados áreas de risco em potencial.
(E) os países localizados na América do Sul apresentam áreas de risco em potencial e ocorrência de chuva ácida.

GABARITO

4 comentários:

  1. Cara, você colocou que essa prova foi a do 1º semestre, mas na verdade essa foi a prova do Processo Seletivo 2011/2, 2º semestre.

    Abraços

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  2. MOSTRA O CÁLCULO DO FUSO HORÁRIO AÍ

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  3. Como é que resolve a questão 58?

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  4. Boa pergunta.... Meus amigos da Química odiaram ela e eu, muito mais. Dava pra interdisciplinar com mais estilo neh. fico te devendo essa!

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RELÓGIO DA TERRA

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