terça-feira, 29 de setembro de 2009

VESTIBULAR - WEB AULAS DA GLOBO.COM

Vestibular: relembre as aulas e dicas da semana

Professor de inglês canta música do The Police para explicar verbos.
Saiba mais sobre as fontes alternativas de energia no país.

Do G1, em São Paulo

Tamanho da letra

O G1 relembra neste domingo (27) os vídeos com aulas e dicas publicados ao longo da semana passada.

Segunda-feira (21/9)

A China é o tema com maior incidência nos vestibulares dos últimos anos. O candidato precisa conhecer bem as características políticas, econômicas e sociais da China.

Um dos temas fundamentais nos dois últimos anos para no país, é a questão política.

O professor de geografia Amarildo Diniz, da unidade Paraíso do cursinho COC, em São Paulo, fala sobre a repressão do governo chinês aos movimentos de minoria étnica.


Terça-feira (22/9)

O período chamado de era das revoluções pelo historiador inglês Eric Hobsbawm vai de 1789 a 1848 e abrange a Revolução Francesa (1789), as revoluções liberais de 1820 e 1830 e as revoluções de 1848, na Europa.

O professor de história Marcus Bianco, da unidade Paraíso do COC, em São Paulo, e do Colégio Dom Bosco, em Curitiba, explica que essas revoluções burguesas, que derrubaram o absolutismo, foram fundamentadas nos ideais iluministas.

“O estado absolutista era representante dos interesses da aristocracia e era capaz de manter a estrutura social vigente. O burguês derruba os privilégios da nobreza e substitui o modelo de sociedade“, explica o professor.


Quarta-feira (23/9)

No Brasil, a maior quantidade de energia elétrica é produzida por usinas hidrelétricas, porém a exploração de fontes alternativas de energia está crescendo.

O professor de geografia do COC, Amarildo Diniz, fala sobre as três importantes fontes alternativas de energia que estão se expandindo pelo Brasil: biodiesel, energia eólica e energia solar.

Aproveitando as vocações locais, os estados do Pará, Piaúi, Minas Gerais e Rio Grande do Sul estão investindo na implantação de usinas de biodiesel. Há também um grande crescimento da energia eólica no país.


Quinta-feira (24/9)

O professor de física do curso e colégio Poliedro, em São Paulo, Alex Sander Barros, explica, na aula em vídeo desta quinta-feira (23), a diferença entre as trajetórias abertas e fechadas nos movimentos.


Em uma trajetória aberta, o referencial é positivo. "O início do movimento é marcado com 0. O corpo sai da posição 1, segue pela trajetória até a posição 4 e volta até a posição 1. Ou seja, a variação de posição é 0", explica Alex.


Quando a trajetória é fechada, o movimento pode sair da posição 1 e dar uma volta completa na trajetória.


Sexta-feira (25/9)

Apesar de serem livros do período romântico, “Memórias de um sargento de milícias”, de Manuel Antônio de Almeida, e “Iracema”, de José de Alencar, apresentam diferenças fundamentais entre os protagonistas e o cenário.

O professor de literatura do curso e colégio Poliedro, de São Paulo, Chrystian Rocha Monteiro, explica que em “Iracema” há uma índia heroína e idealizada. “Ela é uma espécie de alegoria da natureza intocada e virgem.”


Já Leonardinho, o protagonista de “Memórias de um sargento de milícias”, é o primeiro malandro da literatura brasileira. “Ele representa o anti-herói, que não tem objetivo de vida e se mete em constantes confusões", afirma o professor.


Sábado (26/9)

O professor de inglês do curso e colégio Poliedro, em São Paulo, Hiawatha Rizzi, usa, nesta aula em vídeo, a música "Every breath you take", do The Police, para explicar o tempo verbal “present perfect”.

"Since you've gone I've been lost without a trace" é o trecho da música do The Police utilizado pelo professor para explicar o "presente perfect".


Leia mais notícias de Vestibular e Educação

Veja vídeos de Vestibular e Educação




RETIRADO DO G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

RELÓGIO DA TERRA

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...