Vestibular: relembre as aulas e dicas da semana
Professor de inglês canta música do The Police para explicar verbos.
Saiba mais sobre as fontes alternativas de energia no país.
O G1 relembra neste domingo (27) os vídeos com aulas e dicas publicados ao longo da semana passada.
Segunda-feira (21/9)
A China é o tema com maior incidência nos vestibulares dos últimos anos. O candidato precisa conhecer bem as características políticas, econômicas e sociais da China.
Um dos temas fundamentais nos dois últimos anos para no país, é a questão política.
O professor de geografia Amarildo Diniz, da unidade Paraíso do cursinho COC, em São Paulo, fala sobre a repressão do governo chinês aos movimentos de minoria étnica.
Terça-feira (22/9)
O período chamado de era das revoluções pelo historiador inglês Eric Hobsbawm vai de 1789 a 1848 e abrange a Revolução Francesa (1789), as revoluções liberais de 1820 e 1830 e as revoluções de 1848, na Europa.
O professor de história Marcus Bianco, da unidade Paraíso do COC, em São Paulo, e do Colégio Dom Bosco, em Curitiba, explica que essas revoluções burguesas, que derrubaram o absolutismo, foram fundamentadas nos ideais iluministas.
“O estado absolutista era representante dos interesses da aristocracia e era capaz de manter a estrutura social vigente. O burguês derruba os privilégios da nobreza e substitui o modelo de sociedade“, explica o professor.
Quarta-feira (23/9)
No Brasil, a maior quantidade de energia elétrica é produzida por usinas hidrelétricas, porém a exploração de fontes alternativas de energia está crescendo.
O professor de geografia do COC, Amarildo Diniz, fala sobre as três importantes fontes alternativas de energia que estão se expandindo pelo Brasil: biodiesel, energia eólica e energia solar.
Aproveitando as vocações locais, os estados do Pará, Piaúi, Minas Gerais e Rio Grande do Sul estão investindo na implantação de usinas de biodiesel. Há também um grande crescimento da energia eólica no país.
Quinta-feira (24/9)
O professor de física do curso e colégio Poliedro, em São Paulo, Alex Sander Barros, explica, na aula em vídeo desta quinta-feira (23), a diferença entre as trajetórias abertas e fechadas nos movimentos.
Em uma trajetória aberta, o referencial é positivo. "O início do movimento é marcado com 0. O corpo sai da posição 1, segue pela trajetória até a posição 4 e volta até a posição 1. Ou seja, a variação de posição é 0", explica Alex.
Quando a trajetória é fechada, o movimento pode sair da posição 1 e dar uma volta completa na trajetória.
Sexta-feira (25/9)
Apesar de serem livros do período romântico, “Memórias de um sargento de milícias”, de Manuel Antônio de Almeida, e “Iracema”, de José de Alencar, apresentam diferenças fundamentais entre os protagonistas e o cenário.
O professor de literatura do curso e colégio Poliedro, de São Paulo, Chrystian Rocha Monteiro, explica que em “Iracema” há uma índia heroína e idealizada. “Ela é uma espécie de alegoria da natureza intocada e virgem.”
Já Leonardinho, o protagonista de “Memórias de um sargento de milícias”, é o primeiro malandro da literatura brasileira. “Ele representa o anti-herói, que não tem objetivo de vida e se mete em constantes confusões", afirma o professor.
Sábado (26/9)
O professor de inglês do curso e colégio Poliedro, em São Paulo, Hiawatha Rizzi, usa, nesta aula em vídeo, a música "Every breath you take", do The Police, para explicar o tempo verbal “present perfect”.
"Since you've gone I've been lost without a trace" é o trecho da música do The Police utilizado pelo professor para explicar o "presente perfect".
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RETIRADO DO G1
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