terça-feira, 23 de junho de 2009

ESPECIFICA DE ATUALIDADES ON LINE



Estão abertas as matrículas para a Super Específica de Atualidades e Geografia de Goiás que será ministrado pelo Professor Lobão de maneira 100% a distância através da TV Lobão.


O Curso terá início no dia 07/07/2009 (terça-feira) as 17:00 horas realizado através do Blogão do Lobão.

Ele será ministrado todas as terças-feiras das 17:00 as 19:00 sendo repetido o conteúdo as quintas-feiras das 14:00 às 16:00 para aqueles alunos que perderem a aula ou para aqueles que quizerem assistir novamente.

O Término do curso será dia 31/08/2009.


O valor do curso completo será 16,00 (8,00 por mês). O Pagamento deverá ser realizado diretamente ao professor Lobão ou através de depósito bancário.


A matricula deverá ser feita através de email para o professor Lobao (netvest@hotmail.com) onde o aluno deverá informar o nome completo e o email para receber o código de acesso as aulas

Além de asistir as aulas os alunos receberão por email ao conteúdo das aulas e lista de exercícios em pdf.

Os alunos terão também uma senha de acesso ao HD virtual do Lobão com vários conteúdos e listas disponíveis para download


O Programa será composto por:

AULA 01 – Água – * Fontes escassas (Mau gerenciamento ameaça as reservas hídricas )
* Conflitos (Disputa pelo controle de mananciais está entre as causas de guerra em certas regiões do globo)
* Usos e abusos (Crescimento demográfico, mudanças climáticas e desperdício restringem o acesso universal à água)
* Brasil (Rico em mananciais, o país ainda deixa boa parte da população sem acesso a serviços de esgoto e água encanada)
* Saúde (Sem acesso à água limpa, não há população saudável)

AULA 02 – Internacional – * Estados Unidos (Barack Obama, o primeiro presidente negro do país, assume com a economia norte-americana em profunda crise
* História (A longa luta dos negros norte-americanos pela conquista dos direitos civis)* Conflitos (Guerras espalham terror e morte em diversos países)

AULA 03 – Internacional – * Índia (A economia avança, mas a pobreza nacional persiste)
* Reforma da ONU (Organização perde poder para enfrentar os desafios políticos e econômicos da atualidade)
* Muro de Berlim (Há 20 anos, os alemães do Leste e do Oeste subiram no muro, soterrando o maior símbolo da Guerra Fria)
* Revolução Islâmica (O movimento que, 30 anos atrás, derrubou o regime do xá e colocou os aiatolás no poder no Irã )

AULA 04 – América Latina – * Bolívia (As reformas de Evo Morales e a tensão com a elite econômica )* Equador (Nova Constituição reforça o papel do Estado na economia)* Nicarágua (O presidente Ortega busca reerguer a economia do país)* Venezuela (Referendo confirma: Hugo Chávez poderá tentar se reeleger um número ilimitado de vezes)

AULA 05 – Brasil –* Amazônia (Com a maior floresta tropical do mundo, a região apresenta um grande potencial, mas também enfrenta problemas enormes)
* Questão agrária (A propriedade da terra no Brasil continua concentrada nas mãos de poucas pessoas e empresas )* AI-5 (Os 40 anos do mais intolerante ato institucional do regime militar)

AULA 06 – Economia –* Crise econômica (Entenda as principais causas e consequências do turbilhão que atingiu a economia global)* Crack de 1929 (A quebra da Bolsa de Nova York provoca uma profunda e prolongada recessão)* Comércio internacional (Impasse paralisa as negociações na OMC)Combustíveis* Produção de biocombustíveis e novas reservas de petróleo abrem boas perspectivas ao Brasil)


AULA 07 – Questões Sociais –* Migração (Países ricos endurecem políticas migratórias)* Doenças (Veja o perfil das doenças em países ricos e pobres)* Violência (Jovens brasileiros morrem cada vez mais cedo)* IDH (Índice de Desenvolvimento Humano revela contrastes no mundo)

AULA 08 – Ciências e Meio Ambiente –* Aquecimento global (Fóruns internacionais negociam novo tratado para o período posterior ao de Kyoto)* Biomas brasileiros (Urbanização e agropecuária provocam impactos na mata Atlântica, no cerrado e na Amazônia)

AULA BÔNUS – GEOGRAFIA DE GOIÁS – * Processo Histórico * Aspectos Naturais
* Aspectos Humanos

ARQUIVOS PARA DOWNLOAD SOBRE ENERGIA E HIDROGRAFIA DO BRASIL

BAIXEM AQUI O ARQUIVO SOBRE ENERGIA

BAIXEM AQUI O ARQUIVO SOBRE HIDROGRAFIA

TV LOBÃO - WEB AULA AO VIVO

CLIQUE AQUI PARA ACESSAR A TV LOBÃO

domingo, 21 de junho de 2009

COLÉGIO FLAMBOYANT



Esse espaço está reservado para eu colocar atividades para os alunos do Colégio Flamboyant. Aproveitem e acessem também o site da escola clicando AQUI.

6º ano / 7º ano / 8º ano / 9º ano Robótica

Projeto hovercraft

Projeto hovercraft simples

Video do youtube de um hovercraft

-------------------------------------------------------------------------

1º ano E. M. (clique aqui) Geografia

Plano diretor de Goiânia

2º ano E. M. Geografia

Questões Geopolíticas

3º ano E. M. Geografia

Atualidades Vestibular




terça-feira, 16 de junho de 2009

TV LOBÃO



ESTOU DISPONIBILIZANDO EM MEU BLOG UM SUPER CURSO DE ATUALIDADES REALIZADO TOTALMENTE PELA INTERNET...


SE VOCÊ QUIZER CONHECER COMO ISSO SERÁ FEITO, ASSISTA UMA AULA DE DEMOSNTRAÇÃO...


OS HORÁRIOS DAS AULAS DE APRESENTAÇÃO DESSA SEMANA SERÃO:


  • DIA 17/06 - 21:00
  • DIA 18/06 - 17:00


PARA ASSISTIR, ACESSEM NESSES DIAS E HORÁRIOS A SALA DE AULA VIRTUAL DISPONÍVEL NO BLOGÃO DO LOBÃO EM -> http://blogaodolobao.blogspot.com/2009/05/bate-papo-e-aula-on-line.html


VOCÊ É MEU CONVIDADO

domingo, 7 de junho de 2009

ZEES CHINESAS


Zonas Econômicas Especiais

As Zonas Econômicas Especiais da China são Zonas Econômicas Especiais (ZEE) que constituem o principal mecanismo de abertura da economia chinesa. Foram criadas na segunda metade da década de 70 junto ao litoral ociental da China.

Base de formação e consolidação das ZEE é:

  • Abertura de mercado ao capital estrangeiro, mas também com forte participaçãoestatal.
  • Proximidades das áreas portuárias e urbanas.
  • Produção industrial diversificada e voltada especialmente para as exportações.
  • Foram apoiadas por um conjunto de infra-estrutura que permitissem a entrada do capital financeiro.
  • Mão-de-obra barata e abundante.
  • Assumem o modelo econômico Híbrido: Economia Socialista de Mercado.

Entre 1980 e 1984 o governo da República Popular da China estabeleceu uma série de zonas económicas especiais com leis próprias no que toca à iniciativa económica de particulares que se afastam da então rigidez do regime Comunista no resto do território Chinês. Estas foram estabelecidas em Shantou, Shenzhen, e Zhuhai, todas na Província de Cantão e em Xiamen, na Província de Fujian bem como a inteira ilha que constitui a Província de Hainan.

A partir dessa altura, o governo abriu outras cidades costeiras ao investimento estrangeiro: Dalian, Qinhuangdao, Tianjin, Yantai, Qingdao,Lianyungang, Nantong, Shanghai, Ningbo, Wenzhou, Fuzhou, Cantão, Zhanjiang, e Beihai - todas em 1984; Península de Liaodong, Província de Hebei (que rodeia Pequim e Tianjin), Península de Shandong, Delta do Rio Yangtze, Triângulo Xiamen-Zhangzhou-Quanzhou no Sul da Província de Fujian, Delta do Rio das Pérolas, e Guangxi - todas entre 1985 e 1990.

Em 1990 o governo abriu a nova zona de Pudong bem como mais cidades ao longo do vale do Rio Yangtzé ao investimento estrangeiro e desde 1992 que todas as capitais das províncias e regiões autónomas e ainda umas quantas cidades costeiras e fronteiriças sofreram a mesma abertura.

GEOPOLITICA DA COLOMBIA




Presença militar dos EUA na Colômbia desagrada países vizinhos.Brasil é sexto país visitado por Álvaro Uribe para explicar acordo.


Do G1, em São Paulo e em Brasília


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva reúne-se nesta quinta-feira (6), em Brasília, com o colega colombiano Álvaro Uribe para debater, entre outros temas, a negociação entre Colômbia e Estados Unidos para instalação de bases militares norte-americanas em solo colombiano.


A instalação de sete bases para o Exército norte-americano na Colômbia vem gerando tensão entre outros países sul-americanos, sobretudo a Venezuela, que recentemente congelou as relações diplomáticas com o país vizinho.


O tema deve ainda ocupar lugar central nas discussões do próximo encontro do Unasul (União das Nações Sul-Americanas) na próxima segunda-feira (10), em Quito, no Equador, do qual Uribe não participará.


Oficialmente, a viagem de Uribe tem o objetivo de "abordar temas sobre o terrorismo na Colômbia, seus riscos e os assuntos relativos à União das Nações Sul-Americanas (Unasul)".


O Brasil é o sexto destino do presidente colombiano para tratar do assunto. Uribe já manteve encontros com os colegas Alan García (Peru), Evo Morales (Bolívia), na terça-feira (4), além dos presidentes de Chile, Argentina e Paraguai, nesta quarta (5). Do Brasil, deve seguir ainda ao Uruguai.


A previsão do Palácio do Planalto é que a reunião, marcada para as 15h, dure cerca de duas horas. Antes disso, Lula reunirá ministros e auxiliares para fazer uma reunião preparatória e deve discutir os aspectos de segurança e política internacional envolvidas no acordo no país vizinho.


A principal preocupação do Brasil é sobre a autonomia militar que os Estados Unidos terão sobre as bases. Até agora, Colômbia e Estados Unidos afirmaram que as bases serão comandadas pelos militares colombianos.


O governo brasileiro também não vê com bons olhos, segundo o assessor especial da presidência da República para assuntos internacionais, Marco Aurélio Garcia, uma maior presença militar de países de fora da região próximos à Amazônia.


Outra crítica feita pelo Brasil é sobre o encaminhamento dessas negociações entre os dois países. O Brasil e outros países da região queriam ter sido informados pelos canais diplomáticos tradicionais da intenção dos colombianos e norte-americanos.


quarta-feira, 3 de junho de 2009

DOCUMENTARIO - CRIANÇA É A ALMA DO NEGÓCIO

DOCUMENTÁRIO - A CRIANÇA É A ALMA DO NEGÓCIO

Sinopse: "Por que meu filho sempre me pede um brinquedo novo? Por que minha filha quer mais uma boneca se ela já tem uma caixa cheia de bonecas? Por que meu filho acha que precisa de mais um tênis? Por que eu comprei maquiagem para minha filha se ela só tem cinco anos? Por que meu filho sofre tanto se ele não tem o último modelo de um celular? Por que eu não consigo dizer não? Ele pede, eu compro e mesmo assim meu filho sempre quer mais. De onde vem este desejo constante de consumo?" Este documentário reflete sobre estas questões e mostra como no Brasil a criança se tornou a alma do negócio para a publicidade. A indústria descobriu que é mais fácil convencer uma criança do que um adulto, então, as crianças são bombardeadas por propagandas que estimulam o consumo e que falam diretamente com elas. O resultado disso é devastador: crianças que, aos cinco anos, já vão à escola totalmente maquiadas e deixaram de brincar de correr por causa de seus saltos altos; que sabem as marcas de todos os celulares mas não sabem o que é uma minhoca; que reconhecem as marcas de todos os salgadinhos mas não sabem os nomes de frutas e legumes. Num jogo desigual e desumano, os anunciantes ficam com o lucro enquanto as crianças arcam com o prejuízo de sua infância encurtada. Contundente, ousado e real, este documentário escancara a perplexidade deste cenário, convidando você a refletir sobre seu papel dentro dele e sobre o futuro da infância.



ASSISTA NO SITE TRUVEO



OU VEJA AQUI


PARTE 01






PARTE 02




PARTE 03




PARTE 04




PARTE 05

RELÓGIO DA TERRA

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...