terça-feira, 30 de setembro de 2008

MST = MANUAL ANTI INVASÕES


http://geocities.yahoo.com.br/colegioaliancaitaberai/Animais.pps
Fiquei surpreso nos últimos dias com a propaganda:

Alguém (não divulgarei o endereço para não favorecer SEO) criou um manual "preventivo" contra invasões do MST. O manual é gratuito, e vem com um talão para doação "espontânea". Parece uma espécie de conjunto de receitas práticas e jurídicas para prevenir os grandes donos de terra. Ou um bem duvidoso para aqueles senhores que nem possuem terras, mas "sabem" que há "terroristas" "vagabundos" soltos por aí, que poderiam invadir sua casa exigindo que divida seus bens.
O nome do site? "Paz no campo". Coordenado por quem? Pelo Príncipe Dom Bertrand de Orleans e Bragança, trineto de Dom Pedro II. Grande defensor da democracia, e constatador de um Brasil idílico antes dos movimentos sociais, como se vê em seu último post:
O ‘Estado de São Paulo’ noticiou: ‘Abbas quer Lula no processo de paz’ entre Israel e os Palestinos. A razão do convite: Brasil é um simbolo de unidade e de pluralidade entre etnias. Não contaram a Abbas , presidente palestino, a verdadeira guerra entre etnias que o governo vem preparando para o Brasil com a questão quilombolas e indígena. Sem contar com a luta de classes que promove com a Reforma Agrária. Abbas conhece somente o País de ontem quando a miscigenação entre brancos, negros e índios formou um povo maravilhoso, convivendo as várias raças como verdadeiros irmãos! Se meu caro leitor quiser saber mais sob esse processo recomendo o livro recem lançado pelo Paz no Campo do jornalista Nelson Ramos Barretto intitulado ‘A Revolução Quilombola’.
Na apresentação do Paz no Campo, consta:
Amigos nossos, um belo dia acordaram com invasores do MST, da CPT, ou recrutados entre índios ou movimentos congêneres cortando suas cercas, matando seus animais, destruindo plantações, máquinas e construções, espalhando o terror no solo que eles regaram com o suor de seu trabalho honesto. Essa situação dramática que representa perda de muito tempo e dinheiro, quase sempre é irreversível. Os inimigos estão em guerra permanente contra o campo.
Ora, é fácil ler a interpretação dos donos do site: "Paz no campo" se consegue afastando os "desordeiros" do MST e dos movimentos sociais. São uma espécie de mal que deve ser expurgado, e nada como uma boa prevenção para afastá-los.
Para esses indivíduos, MST é o José Rainha e um entulhado de camponeses vagabundos e desordeiros, que escolhem "não trabalhar", para ficar mamando nas tetas do governo. Agem contra os "homens de bem".
Aí nasce a pergunta: se são um bando de desordeiros de onde vieram? Originaram-se ex-nihilo? Não seriam descendentes e remanescentes de gerações anteriores, espremidas entre os efeitos do êxodo rural e as favelas? De onde teriam vindo, se antes deles o Brasil vivia em harmonia entre as raças, como diz nosso príncipe?
Mas ainda resta a questão: são de fato desordeiros? Isso mexe diretamente com a imagem do movimento. Quando as passeatas vêm para as capitais, noticiam coisas como "MST atrapalha o trânsito em…". A cobertura, o enquadramento, é via de regra, e de saída, negativo.
A imagem negativa do José Rainha não é o MST. Nem os desordeiros e vagabundos que fazem questão de invadir propriedades e atrapalhar o trânsito das cidades. Isso é o que se mostra, o olhar de fora daquele que de saída não está disposto a compreender - mesmo que depois possa discordar. Curioso seria inclinar os ouvidos e tentar ouvir a voz deles, para além dessas imputações sempre dadas de fora.
Duvido que o MST seja imune a erros. Ainda, um erro de verdade do MST (para além das coberturas mal intencionadas, a grande maioria) é sempre mais pesado pela cobertura ser de saída negativa. A responsabilidade do movimento, nesse sentido, é duplicada.
Via de regra, os preconceitos contra os movimentos sociais não se fundam por conhecimento direto, mas sempre "por ouvir dizer". É a cobertura contínua de certas revistas e jornais, com uma linha editorial bem clara, a fonte dos preconceitos. Infelizmente não acompanho diretamente o MST faz anos. Mas tive o esforço de conhecer para além das revistas. O que conheci? Não foram desordeiros, mas pequenos produtores rurais, assentados em terras difíceis, com alguns bens. Outros, estavam esperando assentamento (eram acampados), mas também não eram desordeiros. Ora, também não sou ingênuo a ponto de crer que não exista todo tipo de gente no movimento. Mas generalizar para desordeiros, ou partir dessa imputação para compreendê-los, aí está o problema.
Existe uma barreira contra a voz dos verdadeiros integrantes dos movimentos sociais. Essa barreira é tão mais severa quanto as práticas sociais, econômicas e jurídicas do Brasil não os favorecem. Aí reside o maior erro do MST, a meu ver: sua atuação não furar essa barreira negativa, e não conseguirem apoio de certas parcelas da população.
A questão toda reside na imagem. Parecem não perceber, em termos gerais, que deveriam também combater a cobertura negativa. Deveriam ater-se ainda mais não apenas aos fins, mas aos meios.
Mas nada disso retira a legitimidade dos movimentos sociais. E isso é o que confere o verdadeiro significado da expressão "paz no campo". Foi a ausência de paz no campo que criou esses movimentos (ao contrário do que quer nosso príncipe). Seu ativismo é por si só a tentativa dessa "paz". Não se resumem a desordeiros originados do nada, cuja única voz é a da baderna. Tratam-se de pequenos produtores rurais, com instrução variada, gente de todo tipo e índole que busca uma propriedade.
Qual é o erro desse movimento "Paz no Campo", dos tributários da monarquia? Pressupor que todos estão sujeitos a uma "invasão" dos movimentos sociais, dos índios ou outras classes de desprivilegiados, como se fossem um bando de usurpadores do povo brasileiro (e não uma parcela desse povo); ou deslocar a questão da "paz no campo" para a necessidade de inexistência desses movimentos (o que fazer com tanta gente então?). É óbvio que movimentos pela terra são uma afronta para certos interesses, especialmente os herdados historicamente dos grandes latifúndios.
Grande problema, esse conflito de interesses: a multidão dos movimentos sociais não surgiu do nada. Mas território e propriedade concentrada, também não.

quinta-feira, 1 de maio de 2008

VOU PARAR DE TRABALHAR!!!

TRABALHAR PARA QUÊ?

Esses dias atrás eu estava saindo da segunda escola do dia e indo pra terceira. Já tinha dado 9 aulas e faltava mais 3. Ao parar em um sinaleiro eu percebo que o ônibus ao lado, por sinal de alto luxo, era da RF produções (Risca Faca - Pépe moreno). Isso mesmo. O cantor do risca faca tá cada vez mais rico.

Ai eu comecei a analisar as coisas. Eu dou 50 aulas por semana de Geografia, Atualidades e Informática para concursos em 6 escolas diferentes em 3 cidades (Itaberaí, Pires do Rio e Goiânia). O meu salário mal dá pra pagar minhas prestações e aluguel, escola das meninas e supermercado. Mal fico com minhas filhas e com minha esposa. Correria punk.

Agora chega. Vou fazer musica do povão. Créu, Risca faca, Festa no apê, Piriguete. Vou fazer um sucesso popularesco e montar nos cobres. Querem ver?

"Vamos todo mundo pra festa da empada/ Lá tem muita cerva e mulher pelada"
"Vamos todo mundo pra festa da empada/ Lá tem muita cerva e mulher pelada"
"Vamos todo mundo pra festa da empada/ Lá tem muita cerva e mulher pelada"
"Vamos todo mundo pra festa da empada/ Lá tem muita cerva e mulher pelada"
"Chup, chup, chup, chup, chup, chup, chup, chup, chup, chup, chup, chup, chup" "Chup, chup, chup, chup, chup, chup, chup, chup, chup, chup, chup, chup, chup"


Pronto. Fiz meu sucesso nacional. Sucesso no Brasil. Melhor que Nerildo e Nerivan. Vou fazer um clip e postar no youtube. Vou comprar cartão de telefone e liga na rádio Terra e bombar nas rádios. Vou pegar minha vizinha, encher ela de azeitona (pra empada) e criar a MULHER AZEITONA. Ela vai até posar pra playboy.


Galera. Me ajudem. Quero din din. Dou cortesia pra todo mundo.

Paródias de Biologia

Paródias de Biologia



Excreção

Ritmo de ciranda cirandinha

camarão tem glândula verde
para amônia liberar
a minhoca tem nefridias que usa para excretar
nos insetos tubos de malpighi
acido úrico vão eliminar
nas planarias células flama
nas aranhas glândulas coaxais
o homem produz amônia
no meio intracelular
o fígado muda para uréia
que o rim vai excretar

MEMBRANA PLASMÁTICA
PARÓDIA DE É TANTO AMOR (VERSÃO BRASILEIRA)

Para aprender biologia direitinho
venha com a gente estudar alfredinho
a plasmalema é lipoprotéica
é só cantar pra se lembrar
Transporte ativo amigo gasta energia
se for passivo tem osmose e difusão
plasmoptise rompimento, na hemácia
hemólise, hemólise
A vegetal só vai inchar
túrgida ela ficará,
não irá estourar,
não irá estourar
Hemácia murcha
é crenação
no meio hiper pê osão (PO)
é quem fará murchar
é quem fará murchar
Se com amor eu estudar
na faculdade eu vou chegar
então eu já tô lá
então eu jé tô lá

DIGESTÃO
PARÓDIA DE MENINA (NETINHO)

Menina
na tua boca tem ptialina
já no estômago tem pepsina
pra proteínas degredar
Gastrina
estimula a secreção
do suco gástrico e enterogastrona
faz a inibição
A bile, não tem enzimas e é produzida
pelo fígado e é secretada pela
vesícula biliar
A colecistocinina, contrai a vesícula a vesícula biliar
e através do colédoco, no duodeno
a bile vai chegar, vai chegar
Secretina, faz o pâncreas liberar
seu suco e suas enzimas tem
Quim TALNu como bizu.
OBS: Quim TALNu (Quimotripsina, Tripsina, Amilase, Lipase,
Nucleases)

TECIDOS DE CONDUÇÃO
PARÓDIA DE BATE FORTE O TAMBOR (CARRAPICHO)

Vestibular tá chegando e o
relógio tá dizendo é tic-tic-tá
No tecido condutor, seiva bruta vai
subindo, elaborada vai descendo
O xilema é morte, amigos, e
é formado, pelos traqueídes
e elementos de vaso
é mais interno e lignificado,
conduz seiva bruta que sobe ligeiro
Já o floema tem tubo crivado
e é tecido vivo pois tem companheira
E é retirando o anel de Malpighi,
que a pobre plantinha tem morte ligeira.

SISTEMA DIGESTIVO (RITMO DE FREVO -VASSOURINHAS-)


A digestão do amido, a ptialina faz/

amilase é seu nome, na saliva ela está/

no estômago começa a digestão das proteínas/

depende da acidez e também da pepsina
No intestino delgado, tem a quilificação/

o alimento é misturado com três líquidos que são:/

o primeiro é a bile que do fígado provêm/

têm ainda o pancreático e o entérico também
Emulsionar as gorduras é a função que a bile têm/

ela ainda absorve ácidos graxos também
Pâncreas para digestão, tem a quimiotripsina/

amilase e lipase, nuclease e tripsina ...


CIRCULAÇÃO (MÚSICA: OI TUM , TUM , BATE CORAÇÃO...)


Artéria aorta sai do coração, levando o O2 prá nosso corpo
Que libera o CO2 e volta depois pela veia cava
Venoso o sangue vai para o pulmão, levado pela artéria pulmonar
Então a hematose acontece, no pulmão, para o sangue purificar

oi tum, tum, bate coração, oi tum coração pode bater
Oi tum, tum, bate coração, circulação é fácil de aprender

Completa é aquela circulação, que não deixa acontecer
mistura de sangue venoso com arterial, tente aprender
Os peixes e aves são assim, assim os mamíferos também
Peixe Só de Coco ARDI muito Meu Amor, Deixa Comigo isso também.

SANGUE (CANTIGA INFANTIL: PASSARÁS)


Passarás, passarás, logo no vestibular/

se não for na Unicap a de ser na federal
Nosso sangue é formado pelo plasma que contém/

Albumina, globulinas e fribrinogênio também
Hemácias anuleadas, hemoglobina contém/

Que transportam o O2 e o CO2 também
As plaquetas não são células são apenas fragmentos/

Os leucócitos defendem o nosso corpo a todo momento


SISTEMA NERVOSO (TERESINHA DE JESUS)


A resposta aos estímulos chamamos excitação/

Os estímulos geram impulsos que provocam reação
Os neurônios sensitivos aferentes sempre são/

pois conduzem para o centro os impulsos meu irmão
Os motores, efetores, eferentes eu diria/

Trazem de volta os impulsos para a periferia
Nossas glândulas, nossos músculos, neste sistema complexo/

são os orgãos efetores dos nossos arcos-reflexos


GAMETOGÊNESE (CIRANDA CIRANDINHA)


A gametogênese ocorrerá/

Nas gônodas visando gametas formar
primeiro ocorre multiplicação/

Depois o crescimento e maturação

Espermatogônias sofrem a mitose/

Originado espermatogônias filhas
Citos II sofrem a meiose II/

Formando espermátides logo em seguida

As espermátides vão realizar/

A espermiogênese prá então formar
Espermatozóides que tem a função/

De encontrar o óvulo na fecundação.

RESPIRAÇÃO

Ritmo Carnaval:

Inseto eu quero, inseto eu quero
Inseto eu quero respirar
Me dá traquéia, me dá traquéia
Assim meu sangue não vai ter que transportar
O2 O2 O2
O caramujo respira por pulmão
Brânquia é utilizada por ostra e camarão
A filotraquéia é usada pela aranha
A lesma e a minha tem respiração cutânea.

POLINIZAÇÃO DA XUXA

Ritmo Ilariê:

Tá na hora, tá na hora
Da planta polinizar
Com auxílio de um inseto
Grão de pólen transportar
E saindo da antera
No estigma vai chegar
E formar tubo polínico
Para o óvulo fecundar
Ila Ila Ilariê ô ô ô
É um lindo insetinho
Polinizando a seu favor

GIMNOSPERMAS

(ritmo da musica Pula fogueira iaiá)

Gimnosperma iaiá
Nunca da fruto ioiô
Usa o vento para polinizar
o Pinhão é a semente
e a pinha é a flor

ESTÔMATO E O POTÁSSIO

Ritmo :
"se essa rua, se essa rua fosse minha..."

Se há entrada, se há entrada de potássio
Muito água, muita água vai entrar
Aumentando, aumentando o volume
E aberto, e aberto vai ficar.

Se há saída, se há saída de potássio
Muita água, muita água vai passar
Reduzindo, reduzindo o volume
E fechado, e fechado vai ficar.

OLHANDO A CÉLULA

Ritmo : (Asa Branca)

Quando a célula dentro
Pra saber da secreção
Eu perguntei ei, ao professor o (bis)
Será do golghi esta

Inté mesmo a proteína
Necessita produção
Intão se eu disse ao professor
Ergastoplasma esta função

Intão se eu disse ao professor
Engastoplasma esta função

Quando verde das tua folhas
Receber iluminação
Eu te asseguro é fotossíntese (bis)
É dos plastos essa função

Quando olhei a célula dentro
Pra saber da digestão,
Eu perguntei ei, ao professor o (bis)
Do libossomo esta função

Inté mesmo a mitocôndria
Sai fazer respiração
Intão se disse ao professor (bis)
Energia, liberação

Quando cílios e flagelos
E o fuso na divisão
Eu te asseguro vire rosinha(bis)
É do centríolo esta função

EQUINODERMOS

Ritmo : (Marchinha de Carnaval)

Equinodermos, invertebrado marinho

Com o pé ambulacrário anda devagarinho

Deuterostômio, quebra o alimento com vigor

Tem a lanterna, órgão mastigador

ESPORÓCITOS

Ritmo : (Casa Engraçada)

Era uma esponja muito engraçada

Não tinha tecido, não tinha nada

Não tinha estrutura pra respiração

Não tinha órgão para excreção

Não tinha nervos, nem em rede

Nem capilares na sua parede

E não tinha celoma ali

De onde poder retirar xixi

Mas tinha genola para reprodução

E coanócito para digestão (bis)

DIGESTÃO

Ritmo : (Yellow submarine)

Glicídeo, monossacarídeo

Proteína, aminoácido

Acido nucléico, nucleotídeo

Lipídeo, acido graxo e glicerol

Vitaminas, águas e sais

Não fazem digestão, não fazem digestão (bis)

VITAMINAS

Questões sobre as vitaminas e as doenças causadas pela carência das mesmas

Ritmo :
"marchinha de carnaval"

Sem vitamina C
O escorbuto pega você
E o raquitismo acontece porque?
Falta vitamina D
Quando há cegueira noturna
falta vitamina A
Quando há uma hemorragia
falta vitamina K
Sem vitamina E
o rato não vai ter nenê
E o beri-beri acontece porque
falta vitamina B1!


sábado, 5 de abril de 2008

paródias de Química

Paródias de Química



Hernane Barcelos – Professor de Química

Pra evaporar tem que ter boa pressão
Pra evaporar tem que ter volatilidade
Pois a atmosfera, ela não é mole não
É 1 atm mas depende da localidade.

Pra evaporar tem que ter boa pressão
Pra evaporar tem que ter volatilidade
Pois a atmosfera, ela não é mole não
É 1 atm mas depende da localidade.

Vamo vê como é que cada substância se comporta

Na evaporação

A primeira é água salgada.
É assim ó.Vai pro céu…(3x)
Se ligou? De novo!

Céu…(3x)

Água doce!
Créu, créu, céu, céu, céu, créu
Continua fácil, né? De novo!
Céu, céu, céu, céu, céu, céu!

Etanol!
Céu, céu, céu, céu, (3x)
Tá ficando dificil, hein?
Céu, céu, céu, céu (3x)!

Agora eu quero ver a acetona!
Céu, céu, céu, céu
Céu, céu, céu, céu

Céu, céu, céu, céu

Céu, céu, céu
Céu, céu, céu, céu

Céu, céu, céu, céu

Tá aumentando mané!

Céu, céu, céu, céu
Céu, céu, céu, céu

Céu, céu, céu, céu

Céu, céu, céu, céu
Céu, céu, céu, céu

Céu, céu, céu, céu

Agora vamo vê comé que o éter caminha pro céu!!
Céu-Céu-Céu-Céu-Céu-Céu-Céu-Céu (6x)
Hahahahaha
Céu-Céu-Céu-Céu-Céu-Céu-Céu-Céu (8x)!






Só Hoje (Jota Quest)






Hoje eu preciso ionizar de qualquer geito
Nem que seja só pra ficar estável na camada de valência
Depois de uma reação normal
Olhar tuas nuvens eletrostáticas de eletróns fáceis
E te roubar eletróns e ionizar
.
Hoje eu preciso te eletrizar
Sentir o seu cheiro de cátion positivo
Pra esquecer o meu ânion negativo e desestabilizar
.
Hoje eu preciso compartilhar qualquer carga tua
Qualquer carga exagerada que me faça sentir alegria
Em estar estável
.
Hoje eu preciso tomar um par de eletróns, vendo você compartilhar
Me dizendo que eu sou o causador da sua cadeia carbônica
Que eu deixo tudo ligado sempre
.
Hoje preciso compartilhar
Em qualquer camada com qualquer elétron
Hoje só o tua camada
Vai me deixar estavel
Só hoje




Aprendendo a composição (Marcas do que se foi)

Este ano quero aprender a composição.
Dos Sistemas da matéria, eu não entendia não.
Se o tempo passa, com ebulição e fusão constante.
Sem parar, acho sempre substância sem errar.
Se a temperatura mudar no PF e PE, acontece nas Misturas, que eu acabo de aprender.
Este ano ...
Se a temperatura mudar, só no ponto de fusão.
É mistura azeotrópica, tô começando aprender.
Este ano...
Se a temperatura mudar Somente na ebulição.
Imagino tipo eutética, tô começando entender.










Exaltassamba – Fui
(Grupo Lambreta Vuadora – Fun... Funções)

Quando a Química é difícil e não entende mais
Não adianta se desesperar, gritar, chorar

Se você quiser acreditar ou não, vamos lá, eu já aprendi e agora posso te ajudar
É só você pegar o ácido H+, E a base OH e neutralizar
Pegando o sal e o cátion vamos provocar

Agora já era eu aprendi
E vou botar pra funs...( Funções é muito fácil sim funs...)
( Funções carbônicas pra mim funs...)
É fácil de se aprender
Se fizer assim
Como eu fiz pra mim
Com certeza vai se dar bem(2x)
No Vest. vai passar
A prova é fácil basta estudar
No Vest. Vai passar
Química é fácil é só se ligar

.


HIDRATAÇÃO DE ÁCIDO

Grau de hidratação de Ácido:


ORTO, META e Piro.

Orto é o acido que esta sofrendo desidratação.Ex.: H3PO4(ácido (orto)fósfórico).

META e o acido originado quando eu retiro uma molécula de água do orto.(H3PO4 - H20= HPO3, este HPO3 é o ácido metafosfórico.

PIRO e o ácido originado quando dois ortos perde uma molécula de água.(H3PO4 + H3PO4 - H20= H4P2O7, este H4P207 é o acido pirofosfórico.)

Música em ritmo de atirei o pau no gato:

aaaahhhhh tirei água do ortô, tô,,,,,,,a forma metá, tá apareceu eu eu...........dois orto menô, nôs....H dois ó ó ó...formou o piro, formou o piro, formou o piro que mede o grau de hidratação....

(colaboração Prof. Urso)




Sais Solúveis

Ritmo:
(música que se canta em sala de aula de criancinha!)

se vc está contente bata palmas..
se vc esta contente e quer mostrar a toda gente
se vc está contente bata palmas....

Música de Sais Solúveis

nitratos , cloratos e acetatos
são solúveis
nitratos , cloratos e acetatos
são solúveis

cloretos, brometos e iodetos também são
exceto Ag, Pb e Hg
Sulfatos que beleza
Todos são solúveis
exceto Ca, Sr, Ba e Pb.

(colaboração de Ana Carolina dos S. Almeida dos Santos Almeida)




Cadeia Carbônica

Ritmo:
(música: Bom chi bom bom das Meninas)

Analisando a cadeia de carbon

Quero me ligar de forma simples, dupla ou tripla

O hidrogenio e monovalente

O oxigenio e bivalente

e o destino todo mundo ja descobre e para o nivel de valencia

se igualar a um gas nobre

refrao: met, et, prop but

(colaboração do Professor Alexsandro França)

Eletroquímica

Ritmo:
("Bom chi bom chim bom bom bom..."As meninas)

Bom chi bom chi bom bom bom...

Analisando essa célula voltaica
Vamos aprender eletroquímica moçada (bis)

Onde o Zinco cada vez fica mais fino
E o cobre cada vez fica mais forte

E o motivo todo mundo já conhece
Nóx do Zinco sobe
E o do cobre desce

Bom chi bom chi bom bom bom...

E o catodo é o pólo positivo
reduz e ganha elétrons com muita facilidade
também tem o anodo que é o pólo negativo
ele perde elétrons e sofre oxidação

E o motivo todo mundo já conhece...

(colaboração de Suelen Oliveira)

Estudo dos Ametais

Ritmo da "música dos dedinhos"

1=O agá do becênof,Sipêsclê,Sipêsclê (O H do B,C,N,O,F-SI,P,S,CL- bis)

2= Gêascê BÊ Èrre. GÊascê BÊ Èrre.(Ge,As,Se,Br) (bis)

3= Isbê TÊi Poat,Isbê Têi Poat, (SB,Te,I,Po,At) (bis)

(colaboração Jislene Francisco Soares)

Estudo do Àtomo

Ritmo da "Presinho do Átomo"

1= No presinho da escolinha nós tivemos que aprender que os átomos muitas vezes tem A,P,N Iguais (ISO=Igual).

-O ISÓtoPO tem o P: -O ISÒtoNo tem o N: -O ISÒbAro tem a massa, \a igual a P mais N. ( A= P+N).

(colaboração Jislene Francisco Soares)

Estudo do Carbono

Ritmo da "Bom-Xibom Bom Bom"

Refão: MET, ET, PROP, BUT (MET É UM ,UM) MET, ET, PROP, BUT (ET É DOIS) MET, ET, PROP, BUT (PROP É TRÊS) MET, ET, PROP, BUT (BUT É QUATRO)
1=Analisando essa cadeia de CARBONOS eu vou aprender a nomeá-la e a contá-la (bis) -
No começo da cadeia ele é PRIMÁRIO. -
Entre dois na cadeia é SECUNDÁRIO -Entre três na cadeia é TERCEÁRIO. -
E entre quatro na cadeia é QUARTENÁRIO.(refão)
2=Analisando todos HIDROCARBONETOS que formam cadeias com carbonos e hidrogênios (bis) -
Saturadas é Prefixo + ANO (-) C-C -
Insaturada é prefixo +ENO (=) C=C -
E com três é prefixo + INO (---) C---C (atenção os traços é um embaixo do outro)
Nomeamos ALCANOS, ALCENOS E ALCINOS. (refão) -
E essa estória todo mundo já conhece é que os HIDROCARBONETOS são COMPOSTO APOLARES.

(colaboração Jislene Francisco Soares)


Estudo da Química

Ritmo da "eguinha pocotó"

1= Fui Ontem No Clube Briguei I Sai Correndo Pro Hospital, só não posso esquecer a valência no Orbital.

2= Refrão:FONCLBrISCPH, FONCHLBrISCPH,só não posso esquecer FONCLBrISCPH.

3=Os Metais da Tabela têm tendencia pra doar, o elétron que está fácil o Ametal vai arrancar.

4= O Metal mais Ametal forma ligações Iônica, Ametal mais Ametal Covalente vai formar.

(colaboração Jislene Francisco Soares)

quarta-feira, 2 de abril de 2008

PRIMEIRO POST



O homem está acabando com a Terra?

Quase todas as reportagens e matérias que são relacionadas com a temática ambiental são unânimes em afirmar que a ação antrópica (do homem) é a principal causadora da degradação ambiental e que se o ser humano não mudar o modo de relacionamento com a natureza, a Terra será destruída. Mas será que isso vai ocorrer?

Eu acredito que a destruição provocada pelas atividades humanas já esteja causando uma verdadeira extinção em massa da fauna e da flora. Que a poluição dos rios pelos efluentes industriais e esgotos domésticos bem como a destruição da mata ciliar esteja esgotando a água potável existente nas áreas continentais. E acredito também que a emissão de gases como CO2(Dióxido de Carbono) e CH4(Metano) esteja acelerando o efeito estufa e causando um aquecimento global de proporções catastróficas. Mas não creio que isso tudo possa provocar o fim do planeta Terra.

O nosso planeta é muito maior e mais complexo do que possamos imaginar. E já passou por outros momentos apocalipticos e "vingou". Agora não será diferente. O homem está sim, criando condições que causarão, além disso tudo que foi afirmado anteriormente, a sua própria extinção. Estamos poluindo o ar que respiramos, contaminando a água que bebemos e destruindo o solo que nos alimenta.

Esse ponto de vista pode parecer incialmente que joga areia nos movimentos ambientalistas por todo o Globo mas na verdade tenta apenas mudar a forma como é feita o discurso em prol da preservação da natureza. O ser humano, egoísta e predador, pouco se interessa se o planeta está sendo destruído ou não mas ,quem sabe, quando ele perceber que está destruindo a si mesmo e a sua própria família, ele posso se tocar que necessitamos de uma base sustentável para sobreviver.

Quem sabe assim a Consciência Ambiental se espalhe ainda mais e a preservação deixe de ser um sonho para se tornar concreta.


RELÓGIO DA TERRA

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...