GEOGRAFIA DO LOBÃO – PROVA UFG – 2ª FASE – 2010 – COM GABARITO
GEOGRAFIA
▬▬▬ QUESTÃO 1 ▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬
Leia o gráfico e a tabela apresentados a seguir que mostram a situação da economia informal brasileira e as condições dos trabalhadores no período de 2003 a 2008.
Percentual dos trabalhadores sem carteira assinada no Brasil, 2003-2008
O trabalho informal constitui uma atividade muito presente na vida dos trabalhadores nas cidades brasileiras, sobretudo nas metrópoles. Em 2005, segundo dados fornecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU), 15,8% da população urbana vivia em metrópoles, gerando uma demanda excepcional de criação de empregos. Considerando que a população economicamente ativa (PEA) não sofreu alteração significativa no período em questão, tendo em vista o contexto e as informações fornecidas,
a) apresente duas conclusões, com base na análise do gráfico e da tabela, acerca da economia informal no referido período; (3,0 pontos)
b) caracterize a economia informal e apresente um exemplo do modo como as atividades do comércio informal estão espacialmente organizadas na metrópole. (2,0 pontos)
▬▬▬ QUESTÃO 2 ▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬
A globalização como processo caracteriza-se pela difusão de tecnologias por meio de inúmeros recursosde comunicação, com a disseminação de padrões de consumo, a internacionalização da economia, a interação entre as nações e suas culturas e o acirramento das diferenças socioeconômicas e culturais. Um dos efeitos da globalização é a ampliação do número de migrantes que, embora existissem, cresceram muito nas últimas décadas. O fluxo da migração internacional direcionou-se sobremaneira aos países de rendimento elevado. Segundo o Relatório de Desenvolvimento Humano de 2004, em 1960, eram 76 milhões de migrantes; em 1990, esse número cresceu para 154 milhões e, em 2000, para 175 milhões. Tendo em vista o contexto em questão,
a) apresente uma causa que impulsiona a migração internacional e um impacto desse processo na vida dos migrantes; (2,5 pontos)
b) apresente e explique um dos efeitos da migração internacional em um país subdesenvolvido.
(2,5 pontos)
▬▬▬ QUESTÃO 3 ▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬
Leia o mapa a seguir.
Brasil: Áreas de fome epidêmica e endêmica e subnutrição – 194VASCONCELOS, F. de Assis G. de. Josué de Castro e a geografia da fome no Brasil. Cadernos Saúde Pública. Rio de Janeiro, v. 24, n. 11, p. 2710-2717, nov. 2008. p. 2712. Disponível em:
O mapa representa as áreas de ocorrência da fome e subnutrição no Brasil, em um estudo realizado pelo geógrafo e médico Josué de Castro e publicado em 1946, intitulado Geografia da fome. Esse autor propôs uma regionalização do território brasileiro, cuja referência era o quadro nutricional das populações pesquisadas, classificando a fome de duas formas: endêmica, se as deficiências no quadro nutricional são permanentes; e epidêmica, se as deficiências são transitórias ou esporádicas. Com base no exposto,
a) apresente duas das quatro sub-regiões do Nordeste, conforme classificação do IBGE, que correspondem à área de epidemia de fome segundo o mapa apresentado; (2,0 pontos)
b) apresente e explique dois fatores econômicos e socioespaciais que influenciaram a ocorrência da fome endêmica na área 1 e 2, sendo um fator para cada área. (3,0 pontos)
▬▬▬ QUESTÃO 4 ▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬
Leia o trecho da notícia a seguir.
Granizo cobre de branco ruas de Guarulhos
A forte chuva que atingiu São Paulo na tarde de ontem fez com que o CGE (Centro de Gerenciamento de Emergência), da prefeitura, decretasse estado de atenção em toda a cidade. […] Em Guarulhos, carros e telhados de casas ficaram cobertos de gelo. Um trator foi utilizado para retirar o gelo das ruas, que, em alguns pontos, atingiu 30 cm. […] De acordo com o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), a tempestade foi causada pelo encontro de uma massa de ar frio vinda do oceano com a ilha de calor da capital. […] “Chover granizo, nesta época do ano, é normal, não com a força que teve hoje”, disse o meteorologista do CGE, Michel Pantera.
GALVÃO, Vinicius Queiroz. Folha de S. Paulo, 22 set. 2010. p. 6. Cotidiano. [Adaptado]
A notícia apresenta as condições climáticas em que ocorreu a chuva frontal, sob a forma de granizo na Região Metropolitana de São Paulo (RMSP), potencializada pelo encontro de massas de ar continental e oceânica e um tipo de fenômeno climático urbano. Tendo em vista as informações apresentadas,
a) descreva o processo de formação da chuva frontal, identificando, dentre outras, a massa de ar mais atuante na RMSP, por ocasião da chuva noticiada; (3,0 pontos)
b) relacione a ilha de calor à ocorrência da chuva de granizo, na RMSP. (2,0 pontos)
▬▬▬ QUESTÃO 5 ▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬
Observe a foto a seguir, referente ao evento ocorrido durante a passagem de ano (2009/2010), na Ilha Grande (RJ).
Disponível em: http://noticias.r7.com/economia/noticias/governo-federal-anuncia-mais-r-50-milhoes-para-areas-afetadas-pelas-chuvas-no-rio-20100107.html. Acesso em: 12 out. 2010. [Adaptado]
Segundo Bigarella, os movimentos de massa são reconhecidos como os mais importantes processos geomórficos modeladores da superfície terrestre. O escorregamento de rochas e solos é uma das classificações desse processo e está associado tanto à origem natural quanto ao modo intensificado por causa do uso e da ocupação antrópica. Conforme a situação representada na foto,
a) descreva o processo geomorfológico de escorregamento de rochas e solos; (2,0 pontos)
b) identifique e explique dois fatores condicionantes – um de origem natural e outro de origem antrópica – relacionados à ocorrência de escorregamentos de rochas e solos. (3,0 pontos)
▬▬▬ QUESTÃO 6 ▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬
Leia o fragmento do texto a seguir.
Nos anos 50, a profissão de mineiro ainda passa de pai para filho, e aos catorze anos “desce-se para as galerias” por direito – e orgulho – de herança […]. […] Nesses anos, 80% da energia nacional é produzida pela hulha, mais de 300 mil pessoas trabalham nas hulheiras, e os mineiros que ousaram fazer greve entre 27 de maio e 9 de junho de 1941 simbolizam a resistência operária ao nazismo. Maurice Thorez participa desse mito, apresentandose como mineiro e filho de mineiro (o que não é verdade), e proclama: “Que grandeza nessa luta ferrenha contra a matéria, nesse perpétuo corpo a corpo em que o homem agachado, amiúde deitado, em todas as posições de luta, arranca o carvão ao amplexo da rocha que o encerra”. (Action, 22 de março de 1946).
VINCENT, Gérard. Ser comunista? Uma maneira de ser. In: PROST, Antoine; VINCENT, Gérard. (Org.). História da vida privada – v.5.Da primeira guerra a nossos dias. São Paulo: Companhia das Letras, 1992. p. 434-435. [Adaptado]
Neste fragmento, o historiador Vincent avalia o contexto no qual se destaca o discurso do líder do Partido Comunista Francês, Maurice Thorez, que exaltava os trabalhadores mineiros, em uma Europa marcada por conflitos entre regimes políticos antagônicos e desestruturada econômica e politicamente pela Segunda Guerra Mundial. Considerando o contexto de reestrutração europeia,
a) apresente um motivo que justifica a exaltação dos trabalhadores mineiros pelo líder do Partido Comunista Francês, no período de 1940 a 1950; (2,5 pontos)
b) explique o principal objetivo econômico e político de formação da Comunidade Europeia do Carvão e do Aço (Ceca), criada em 1951, durante o processo de reestruturação da Europa. (2,5 pontos)
RESPOSTAS
▬▬▬ QUESTÃO 1 ▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬
a) Queda proporcional da informalidade em relação a PEA; queda do movimento de riquezas não reportadas ao governo; redução do número de trabalhadores sem carteira; aumento proporcional dos trabalhadores formais. (2,0 pontos)
b) A economia informal é caracterizada como o conjunto de atividades que não cumprem com os direitos trabalhistas como carteira assinada;
OU
pela produção e/o consumo de bens e serviços cujos impostos não são repassados ao governo;
OU
as atividades que fogem das contribuições destinadas à seguridade social dos trabalhadores como o repasse do FGTS (Fundo de Garantia de Tempo de Serviço). Na metrópole, o comércio informal está organizado em inúmeros espaços, seja nas calçadas das ruas principais dos centros urbanos ou em locais destinados à realização das atividades informais, quando ocorre uma relocação dos trabalhadores para áreas como camelódromos e shoppings populares. (3,0 pontos)
Outras respostas serão consideradas, desde que pertinentes.
▬▬▬ QUESTÃO 2 ▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬
a) O candidato deverá apresentar uma das causas que impulsione a migração internacional, dentre as listadas:
• precárias condições de trabalho nos países de origem;
• busca de melhores condições de vida nos países centrais;
• crises econômicas, políticas e problemas sociais nos países de origem dos migrantes;
• acirramento dos conflitos étnicos, culturais e religiosos.
O candidato deverá apresentar um dos impactos na vida dos migrantes, dentre os listados:
• conflitos entre migrantes e a população local decorrentes da xenofobia;
• condição ilegal e clandestina, ocasionando enfrentamento de políticas retaliativas;
• precarização das condições de trabalho e/ou emprego;
• segregação socioespacial dos migrantes. (2,5 pontos)
b) O candidato deverá apresentar um dos efeitos da migração internacional nos países subdesenvolvidos:
• melhoria das condições de vida das famílias dos migrantes que residem nos países subdesenvolvidos,
por meio do recebimento de remessas de dinheiro enviadas pelos trabalhadores migrantes;
• interferência na economia local com recebimento de remessas que dinamizam a economia.(2,5 pontos)
Outras respostas serão consideradas, desde que pertinentes.
▬▬▬ QUESTÃO 3 ▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬
a) Das quatro sub-regiões do Nordeste três podem ser consideradas, sendo elas: Agreste, Sertão e Meio Norte, à exceção da Zona da Mata, que está fora da área de fome epidêmica. (2,0 pontos)
b) O candidato deverá apresentar e explicar dois dos seguintes fatores que justifiquem a ocorrência de fome endêmica nas áreas em questão.
Para área 1:
• Exploração inadequada dos recursos da natureza por grupos econômicos exógenos à região Norte, drenando renda e causando impactos sociais e ambientais.
• Aumento populacional que leva ao surgimento e crescimento de cidades sem o devido planejamento, o que conduz várias pessoas à condição de fome e miséria.
• Exploração econômica centrada em um único produto que provoca concentração de terras e riquezas e não resultou na implantação de infraestrutura suficiente para gerar renda para camadas mais pobres da população acarretando miséria e fome.
• Projetos de integração e desenvolvimento que desconsideram as especificidades da região e foram pautados uma economia extrovertida cujo retorno para população local foi insuficiente.
• Dificuldades de implantação e ampliação de projeto de desenvolvimento sustentável que conciliem conhecimento técnico e saberes locais com vistas a erradicação da fome e da miséria.
Para a área 2
• Estrutura fundiária concentrada nas mãos de latifundiários com produção destinada à exportação conforme o modelo do sistema plantations.
• Adoção de políticas públicas que favoreceram de forma desigual médios e pequenos produtores nas sub-regiões do agreste e da zona da mata, não alterando a estrutura produtiva e fundiária.
• Assistência técnica insuficiente aos pequenos e médios produtores que amenize as condições pedológicas e climáticas desfavoráveis ao cultivo em algumas áreas do Nordeste.
• “Indústria da seca” que visava à captação dos recursos públicos que foram, em grande parte, desviados, não atendendo às demandas produtivas das regiões atingidas pelas secas no Nordeste.
• Outras respostas serão consideradas, desde que pertinentes. (3,0 pontos)
▬▬▬ QUESTÃO 4 ▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬
a) O candidato deverá apresentar as etapas do processo de formação da chuva frontal e a identificar a massa de ar mais atuante: A formação da chuva frontal decorre do fenômeno climático denominado frente fria, resultante do contato de duas massas de ar, de características atmosféricas diferentes. Simultaneamente à formação da frente fria inicia-se a etapa de condensação do vapor e de precipitação da água, que pode ocorrer sob a forma de chuva de granizo. No caso da Região Metropolitana de São Paulo (RMSP), a massa de ar mais atuante e principal responsável pelo surgimento da frente fria foi a Tropical Atlântica (MTA), com características quente e úmida. (3,0 pontos)
b) O candidato deverá explicar a relação entre a ilha de calor e a formação da chuva de granizo: A relação entre ilha de calor e a chuva de granizo na RMSP é a seguinte: a chuva de granizo é provocada pelo encontro de massas de ar diferentes, uma quente a outra fria, que forma a frente fria. A ilha de calor potencializa esse tipo de ocorrência de chuva devido ao contraste das temperaturas entre a frente fria e a ilha de calor na RMSP. (2,0 pontos)
▬▬▬ QUESTÃO 5 ▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬
O candidato deverá descrever o seguinte processo:
a) O processo geomorfológico de escorregamento de rochas e solos são colapsos das vertentes que ocorrem de forma rápida. Estão associados aos períodos de aumento de precipitação, em que os solos saturam e ficam mais pesados. Em decorrência disso o solo se desprende das camadas de rochas e é revolvido e direcionado no sentido à jusante. (2,0 pontos)
O candidato deverá apresentar os seguintes fatores:
b) Fatores condicionantes naturais relacionados à ocorrência de escorregamentos:
• Excesso de precipitações, que acelera o processo de saturação dos solos e rochas.
• Estrutura geológica, de uma área de grande movimentação tectônica, como é o caso da Serra do Mar, que intensifica ainda mais esse processo em função das fraturas existentes nas rochas, que também estão sujeitas a preenchimento de água.
• Alta declividade de morros e encostas: a inclinação das rampas das vertentes aumenta a energia e a velocidade de transporte de materiais.
• Presença de solos rasos, que aumentam a susceptibilidade de deslocamentos (vulnerabilidade ou riscos) de deslocamentos de materiais.
Fatores condicionantes antrópicos relacionados à ocorrência de escorregamentos:
• Desmatamentos: a retirada da vegetação desestabiliza o solo, bem como reduz seu potencial de infiltração.
• Peso acumulado sobre o solo, como pedreiras, depósitos de resíduos sólidos e ocupações residenciais.
• Corte da encosta para a construção de estradas, que desestabiliza o solo.
• Ausência de obras de engenharia adequadas as características de declive das vertentes.
• Adensamento populacional: diminui as áreas de permeabilização do solo e infiltração das águas pluviais. (3,0 pontos)
Outras respostas serão consideradas, desde que pertinentes.
▬▬▬ QUESTÃO 6 ▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬
a) Um motivo que justifica a exaltação é:
Disseminação da ideologia socialista, oposta à capitalista, que mitificava os trabalhadores, sobretudo os mineiros, como heróis nacionais; OU Ampliação do bloco socialista que avançava pela Europa Oriental. (2,5 pontos)
b) A criação da Comunidade Europeia do Carvão e do Aço (Ceca) instituída pelo Tratado de Paris, visava à reestruturação econômica europeia por meio do setor industrial, integrando as indústrias carboníferas e siderúrgicas da França, Itália, Alemanha Ocidental, Bélgica, Holanda e Luxemburgo. (2,5 pontos)